(11) 5535-8051 | (11) 98199-4322
sala de jantar

Sala de Jantar: 6 dicas para decorar a sua

Veja nossas dicas para arrasar no decor da sala de jantar

A sala de jantar é um ambiente reservado para momentos especiais, onde comemoramos datas e ocasiões inesquecíveis com nossos amigos e familiares. Por isso elas oferecem a chance de criar um ambiente mais charmoso e convidativo.

Veja a seguir nossas dicas para deixar esse espaço mais inspirador:

Escolha a mesa da sala de jantar

Investir em mobiliário de qualidade e bom design deve ser o ponto de partida ao planejar a decoração da sala de jantar. Dessa forma, pense na mesa de jantar como o ponto focal da sala, e não apenas como um item para refeições. Os modelos redondos ocupam mais espaço, mas os retangulares se adaptam bem a qualquer ambiente. Já os modelos quadrados são elegantes, mas não muito práticos pela dificuldade de acesso ao centro da mesa.

Precisa de um Projeto de Decoração?

Sala de jantar

Combine a mesa com as cadeiras da sala de jantar

Ouse na escolha das cadeiras e não use peças casadas com a mesa. Inove misturando bancos e pequenos sofás. Se o espaço permitir, escolha modelos com braços por serem mais confortáveis e convidativos às longas conversas na mesa. Mas, se a sala de jantar for pequena, opte por modelos com encosto baixo para garantir um visual mais leve. Como no caso da mesa, a qualidade e o design são fundamentais. Os bons modelos têm estrutura forte e resistente, não dão jogo e nem rangem.

Sala de jantar

Se você procura ter um espaço mais informal e aconchegante, opte por cadeiras com capa de tecido e mesas de madeira. Mas, se quiser um ambiente mais moderno, prefira materiais como vidro e aço inox. Nesse caso, aqueça o ambiente com cadeiras ou lustres que contrastem com a mesa, como um pendente clássico com cristais.

Sala de jantar

Projeto de Liliana Zenaro

Capriche na iluminação da sala de jantar

Usada com mais frequência à noite, a sala de jantar merece um belo projeto de iluminação, com luzes focadas destacando paredes e objetos sobre aparadores ou buffets. Sobre a mesa, escolha pendentes ou lustres que criem contraste com o conjunto e chamem a atenção dos visitantes. Mas, se a mesa for longa, use mais de uma peça e adicione charme ao espaço. E cuidado com a altura para não ofuscar a visão de quem estiver sentado à mesa.

Sala de jantarProjeto de Liliana Zenaro

Aparador ou buffet na sala de jantar?

Depende da sua necessidade. O fato é que sempre é necessário investir em um apoio para a mesa de jantar para servir pratos, bebidas e etc. Se você quiser ter louças e talheres sempre à mão, invista em um buffet, que tem portas fechadas e gavetas para acomodar todos os utensílios e faqueiros.

Sala de jantar

Projeto de Liliana Zenaro

Espelhos na sala de jantar

São recursos sempre muito usados sobre aparadores e buffets. Em ambientes pequenos, são essenciais para aumentar a sensação de espaço. Mas, em qualquer situação, são um recurso decorativo elegante e, ao mesmo tempo, clean. Podem ser apoiados no piso, pendurados na parede ou mesmo colados nela.

sala de jantar

Projeto de Liliana Zenaro

Tapetes na sala de jantar

Existe muita discussão sobre usar ou não tapetes na sala de jantar. Se você gostar desse complemento, escolha modelos de fio baixo e materiais laváveis para facilitar a manutenção. E também é importante atentar para o tamanho dele, de forma que as cadeiras não enrosquem nas bordas ao afastá-las e reaproximá-las da mesa. Mas, se sua sala for pequena e você quiser um decor mais clean, é melhor abrir mão dessa peça.

 sala de jantar

Gostou deste post? Compartilhe!

Liliana Zenaro

Liliana Zenaro

Liliana Zenaro é engenheira e designer de interiores. Seu trabalho alia a bagagem técnica à criatividade e ao senso estético adquiridos com sua formação. O resultado são espaços contemporâneos, sofisticados e acolhedores, refletindo equilíbrio e conforto.

Nenhum Comentário

Enviar Comentário

× Entre em contato