(11) 5535-8051 | (11) 98199-4322
papel de parede

Papel de parede: veja dicas de como usar

O papel de parede é um elemento decorativo que adiciona personalidade e estilo em qualquer ambiente. Veja como!

O uso do papel de parede nunca esteve tão em voga na decoração. A variedade de opções, facilidade de colocação, versatilidade e preço para todos os bolsos são apenas algumas das razões para escolher esse revestimento na hora de renovar os ambientes.

Para não errar na hora de escolher o seu, siga nossas dicas a seguir!

Colocação do papel de parede

Apesar de parecer fácil, a colocação do papel de parede requer cuidados especiais. Modelos estampados precisam ainda de mais atenção, porque os desenhos devem ser casados na hora da colocação. O ideal é contratar um especialista, que pode ser indicado pelas lojas especializadas e fornecedores. Assim você garante um bom acabamento, sem bolhas ou desperdício de material.

Precisa de um Projeto de Decoração?

Mas se você quiser se aventurar na colocação, comece por um ambiente simples e que não exija muitos recortes, como janelas ou portas. Prefira um modelo sem estampas, apenas com textura para não dificultar as emendas.

papel de parede

Quantidade de rolos  na hora de comprar o papel de parede

O cálculo do papel de parede deve ser feito com bastante cuidado. Isso porque, caso falte algum rolo na colocação, pode ser muito difícil encontrar o mesmo lote do papel já comprado. Lotes diferentes implicam em diferenças de cores nas peças, que certamente ficarão visíveis após o papel colocado.

A quantidade de papel por rolo varia de um fabricante para outro. Existem diferentes larguras de rolo, assim como diferentes metragens inclusas em cada peça.

Para calcular a quantidade necessária, meça a altura e a largura das paredes onde o papel será instalado e veja quantas alturas cada rolo cobriria na largura total da parede. Desconte portas e janelas dessa quantidade. Se o papel tiver estampas, o fornecedor normalmente indica as perdas, ou seja, a quantidade que deve ser comprada a mais para garantir que as emendas dos desenhos casem adequadamente.

É recomendável comprar uma quantidade adicional do papel escolhido, caso haja problemas na instalação ou alguma necessidade de manutenção posterior.

papel de parede

Onde usar o papel de parede

Papeis de parede ficam lindos em qualquer ambiente. Use especialmente em áreas mais nobres, como lavabos, halls de entrada, copas e salas de jantar.

papel de parede

Projeto de Liliana Zenaro

Nos quartos de casal, prefira aplicar um modelo de mais destaque na parede da cabeceira. Mas cuidado na escolha da cor e do desenho, para não cansar rapidamente ou deixar o ambiente pesado.

Em quartos de crianças, tome cuidado para não sobrecarregar o visual. Nesse caso, você pode usar um modelo mais estampado ou temático em uma parede de destaque e combinar com outra estampa mais delicada nas outras.

papel de parede

Projeto de Liliana Zenaro

Tendências e estilos de papel de parede

Os modelos geométricos estão na moda e entram muito bem em ambientes menores, como halls, lavabos e home offices. Ficam lindos quando compostos com objetos decorativos que criem um contraste com o padrão escolhido. Se preferir usá-los em um ambiente maior, como em uma sala de estar, restrinja o modelo a apenas uma parede.

Existem modelos que combinam materiais naturais prensados no papel, como seda, palha, pedras ou couro. Normalmente esses papeis são mais caros, porém existem opções que simulam os materiais naturais muito bem e podem custar até 60% menos.

Prefira os modelos florais para casas de campo ou ambientes mais românticos.

papel de parede

Gostou deste post? Compartilhe!

Liliana Zenaro

Liliana Zenaro

Liliana Zenaro é engenheira e designer de interiores. Seu trabalho alia a bagagem técnica à criatividade e ao senso estético adquiridos com sua formação. O resultado são espaços contemporâneos, sofisticados e acolhedores, refletindo equilíbrio e conforto.

Nenhum Comentário

Enviar Comentário

× Entre em contato