
Cozinhas : como usar ilha em cozinha pequena
As ilhas são elementos incrivelmente úteis e decorativos nas cozinhas
Além de oferecer área adicional de apoio, uma ilha em cozinha auxilia na preparação de alimentos e serve de apoio na hora de servir. Mas, é claro, também acomoda amigos e familiares durante as refeições.
Infelizmente, nem todas as cozinhas possuem áreas suficientes para abrigar ilhas. Mas, mesmo em cozinhas pequenas e estreitas, é possível projetar ilhas compactas, desde que sejam seguidas algumas dicas.
Medidas mínimas para se ter uma ilha em cozinha
O tamanho mínimo recomendado para uma ilha é 1,10m de comprimento e 65cm de largura. Mas, considerando-se que a passagem ideal em uma cozinha é de 90cm, pode parecer impossível acomodar uma ilha em cozinhas de formato longo e estreito.
Precisa de um Projeto de Decoração?
Porém, com um pouco de flexibilidade e abrindo mão de algumas funções, é possível projetar ilhas que não atrapalhem a passagem.
Funções de uma ilha em cozinha
Ao se abrir mão de ter cubas ou cooktops nas ilhas, é possível ter esse elemento em muitas cozinhas pequenas. Nesse caso, elas servirão apenas de apoio no preparo das refeições ou em outras tarefas de cozinha, como servir, picar e preparar alimentos.
Armários na ilha da cozinha
Outro ponto importante a ser considerado é a necessidade de se armazenar utilidades e acessórios sob a ilha. Se prateleiras abertas forem suficientes para guardar o que você precisa, a ilha pode ser mais estreita e, portanto, executável no seu projeto. Nesse caso, organize-se para deixar à mão o que será realmente usado com frequência na bancada.
Ilha para refeições
Talvez a ilha possa ser usada apenas para refeições rápidas de uma pessoa ou um casal. Assim, apenas uma bancada será necessária. Se quiser acrescentar banquetas, preocupe-se com a profundidade para não bater os joelhos na base. Dessa forma, apenas 30cm livres são suficientes para acomodar bem as pernas.
Peças prontas como ilha em cozinha
A ilha não precisa necessariamente ser construída em alvenaria e marcenaria. Peças prontas como aparadores podem ser charmosas e muito funcionais.
Formato da ilha
O formato da ilha deve acompanhar o da cozinha. Em cozinhas compridas e estreitas, as ilhas também terão formato alongado e estreito. Mas, para cozinhas maiores, modelos mais quadrados podem ser utilizados.
Circulação
O maior cuidado ao se projetar uma ilha deve ser com a circulação em torno dela. Isso porque nem sempre uma ilha maior será mais eficiente. Nesse caso, o espaço para circulação deverá ser priorizado, de forma a deixar a cozinha mais funcional e prática.
Gostou deste post? Compartilhe!
Nenhum Comentário