(11) 5535-8051 | (11) 98199-4322
Dúvidas na decoração

Dúvidas na decoração: as 10 perguntas mais frequentes na hora de decorar

Muitas são as dúvidas que surgem na hora de decorar a casa ou apartamento. Por isso reunimos aqui as perguntas mais comuns que recebemos de nossos clientes.

Se a sua dúvida não estiver aqui, entre em contato conosco que teremos o prazer de ajudar!

1. Dúvidas na decoração: Como decorar a varanda para ficar com cara de jardim no meio da cidade?

Se o espaço permitir, combine vasos de diferentes alturas com plantas de folhagens vistosas nas pontas ou cantos da varanda. Em seguida, coloque um sofá de linhas retas e estrutura de madeira no centro, usando tecido apropriado para área externa. Assim, ele não desbotará com o sol. Se couber, use poltronas para compor um estar e garden seats com a dupla função de apoio e assento.

Mas, se sua varanda for pequena, aposte em jardins verticais suspensos em painéis de madeira.

Ao escolher o piso, prefira um porcelanato com aspecto mais rústico ou instale tábuas de demolição. Não tem erro!

2. Dúvidas na decoração: Como usar cor na decoração e não carregar o ambiente?

Precisa de um Projeto de Decoração?

O uso de tons neutros como base na decoração é nossa dica para não errar no decor. Para que  o ambiente não fique frio e monocromático, pincele cores em peças de mobiliário pequenas, como banquetas e puffs, ou em objetos de decoração, como almofadas, quadros e vasos. Dessa forma, além de deixar o decor clean e elegante, basta trocar essas peças pequenas para renovar o visual.

Dúvidas na decoração

Projeto de Liliana Zenaro

3. Dúvidas na decoração: Qual a altura correta para pendurar um quadro?

O ideal é que o centro do quadro fique na altura dos olhos, ou seja, entre 1,60m e 1,70m do chão. Se o pé direito for duplo, estude a proporção para preencher a parede. Já no caso de uma composição de vários quadros, agrupe os modelos pequenos de uma lado e complete com os maiores de outro, de forma que o conjunto fique harmônico. Mas, antes de sair pendurando os quadros, monte a composição no chão para ter certeza de que gosta do resultado.

4. Dúvidas na decoração: Como fazer com que um espaço pareça maior do que é?

O uso de espelhos na decoração é o truque mais comum para aumentar a sensação de espaço. Os modelos que ocupam a parede toda, do piso ao teto, são os que mais conseguem esse efeito.

Outra dica importante é escolher os móveis na medida certa, evitando comprar peças grandes demais. Assim, você terá a sensação de ambiente entulhado.

Dúvidas na decoração

Projeto de Liliana Zenaro

5. Dúvidas na decoração: Como escolher a cor certa para pintar as paredes?

O correto é fazer amostras das cores escolhidas na parede antes de decidir pintá-la por inteiro. Para isso, compre latas pequenas próprias para amostra e aplique na parede que recebe mais luz, em quadrados na medida 1,0 x 1,0m.

Olhe as amostras durante o dia, com a luz natural batendo no ambiente, e à noite com a luz artificial. E lembre que as cores mudam totalmente de um lugar para outro devido à luz que incide nele.

Mas, se achar a cor muito escura, vá misturando partes de branco até chegar no tom ideal.

Dúvidas na decoração

Projeto de Liliana Zenaro

6. Dúvidas na decoração: A cor do teto deve ser mais clara que a das paredes?

Em geral, sugerimos pintar o teto de branco para refletir melhor a luz e não carregar o ambiente. Porém, cores mais escuras podem ser usadas no teto se o ambiente for grande e bem iluminado. O resultado será sempre muito elegante se os tons escolhidos forem na linha dos beges ou cinzas.

7. Dúvidas na decoração: Como decorar a sala de TV para ficar aconchegante e ao mesmo convidativa para receber os amigos?

Um tapete bem macio deixa o ambiente acolhedor a ajuda na reprodução do som. Para receber os amigos no mesmo ambiente, evite sofás muito profundos, difíceis para sentar e levantar. Use um puff firme para apoiar os pés, que também poderá servir como mesa de centro ou assento para mais convidados.

Dúvidas na decoração

Projeto de Liliana Zenaro

8. Dúvidas na decoração: Existe alguma regra para se pendurar as cortinas?

O ideal é que o varão seja instalado a cerca de 15cm acima da moldura da janela, quando o pé direito for alto, e avance também 15cm de cada lado dela. Mas, se o pé direito for baixo, instale a cortina logo abaixo do forro. Dessa forma, a janela fica escondida quando a cortina está fechada e não sobram espaços grandes demais quando ela está aberta.

dicas de decoração

Projeto de Liliana Zenaro

9. Dúvidas na decoração: Como decorar o hall de entrada para que fique moderno?

A combinação clássica aparador-espelho no hall de entrada pode ficar bacana se os modelos escolhidos forem modernos e de design. Mas uma outra alternativa para fugir do lugar comum é instalar iluminação nas paredes, que acendam com sensor de presença, e combinar com algum elemento decorativo como uma escultura, quadro ou banco.

Capriche nos revestimentos de piso e parede, use rodapés altos e guarnições a bandeiras de linhas retas na porta de entrada. Assim, valorizará o visual do hall. Se possível, troque a porta por um modelo pivotante e de bom design.

dicas de decoração

Projeto de Liliana Zenaro

10. Dúvidas na decoração: Como deixar a cozinha prática e funcional?

É importante deixar um espaço de trabalho dos dois lados do fogão e dispor a geladeira e a cuba de forma que formem um triângulo com ele ou uma linha sequencial. Isso facilita a sequência de pegar alimentos na geladeira, lavá-los e prepará-los. Já se for usar lava-louças, instale-a próxima da cuba. E mantenha a louça do dia a dia organizada em armários e gabinetes com fácil acesso.  Escolha materiais e revestimentos de manutenção fácil, como porcelanatos e granito.

Gostou deste post? Compartilhe!

Liliana Zenaro

Liliana Zenaro

Liliana Zenaro é engenheira e designer de interiores. Seu trabalho alia a bagagem técnica à criatividade e ao senso estético adquiridos com sua formação. O resultado são espaços contemporâneos, sofisticados e acolhedores, refletindo equilíbrio e conforto.

Nenhum Comentário

Enviar Comentário

× Entre em contato