
Decoração industrial- o que é
A decoração industrial faz sucesso com elementos que remetem a antigas fábricas e galpões
Veja como criar sua decoração no estilo industrial seguindo nossas dicas
Com origem nas antigas fábricas e galpões abandonados após a crise de 1920 nos EUA, a decoração industrial ganhou fãs pelo mundo todo, que tentam imprimir às suas casas e apartamentos esse estilo tão único e , ao mesmo tempo, moderno.
Decoração industrial : elementos chave
Os elementos mais marcantes nesse estilo de decoração são os materiais brutos e aparentes, como o tijolo, cimento e tubulações de ferro e cobre. Os caixilhos nas janelas e portas também são bem destacados e complementam o visual de fábricas antigas.
Precisa de um Projeto de Decoração?
Os espaços são integrados, sem barreiras visuais ou paredes. Ou seja, as áreas sociais se integram com a cozinha e com a área íntima, por exemplo. Essa é a definição dos lofts, que também pode ser reproduzida em apartamentos ou casas.
Mas não se deixe levar pela rudeza dos acabamentos e revestimentos do estilo. O objetivo da decoração industrial é criar ambientes bonitos e elegantes no final.
Revestimentos na decoração industrial
A ideia geral é dar novo fim a materiais e revestimentos usados, como madeira de demolição. Ela pode aparecer nos pisos, tampos de mesa, estantes e prateleiras ou até mesmo em portas.
Para reproduzir esse estilo na sua decoração, aposte em revestimentos que remetam aos tijolos. Podem ser os originais descascados, cimentícios com aparência de tijolo e mesmo papel de parede.
Use tubulações metálicas e tomadas por fora das paredes e trilhos com luminárias e lâmpadas distribuídos pelo espaço.
Aproveite para deixar vigas e colunas em concreto visíveis, e use o cimento queimado nos pisos e paredes. O importante é deixar os elementos construtivos aparentes.
Móveis no estilo industrial
É importante notar que os acabamentos devem ter aspecto de inacabados ou desgastados. Uma peça de mobiliário revestida com couro envelhecido e texturas com aspecto manchado, por exemplo, são perfeitas em um ambiente em estilo industrial. Os móveis devem ser simples e com estruturas aparentes, em ferro, alumínio ou aço. E complementados por madeiras com aspecto gasto e tecidos lisos ou couro.
Na hora de decorar o espaço com móveis e objetos, procure criar um contraponto para não deixar os ambientes brutos demais. Escolha peças confortáveis e acolhedoras para quebrar o estilo bruto e deixar os espaços mais convidativos.
Objetos decorativos no estilo industrial
Os espaços amplos característicos da decoração industrial não devem ser preenchidos com móveis e objetos decorativos em excesso. Os espaços vazios, ou negativos, são importantes para chamar atenção para os elementos arquitetônicos do estilo.
Aposte em tapetes neutros e em quadros ou vasos grandes apoiados sobre o chão, mas sempre em pouca quantidade. Uma parede cheia de pequenos quadros foge completamente do estilo, por exemplo.
Com relação às cores, o branco, cinza, preto e neutros predominam. Pode haver um objeto ou quadro com uma cor mais forte e marcante, mas a cor deve se limitar a isso.
Nenhum Comentário