(11) 5535-8051 | (11) 98199-4322

Sustentabilidade no Design de Interiores

Sustentabilidade no Design de Interiores

Como garantir a sustentabilidade no design de interiores

Ao contrário do que muitos imaginam, o design de interiores sustentável não se resume apenas à decoração com peças e materiais recicláveis.

A sustentabilidade no design de interiores deve pensar em toda a cadeia produtiva. Ela deve observar desde a extração da matéria prima, até seu reaproveitamento ou descarte no futuro.

Veja, a seguir, algumas dicas para aplicar esse conceito nos seus projetos.

Sustentabilidade no design: além da estética

Precisa de um Projeto de Decoração?

Ao se falar em tendências, não podemos deixar de focar na sustentabilidade. Ou seja, em como o projeto de um  espaço pode beneficiar as pessoas que vivem nele e o meio ambiente.

Por isso, é importante ir além da estética. Assim, é preciso pensar em como as pessoas usam o espaço. E também na qualidade da luz, do ar e do som desse ambiente.

mesa de centro de vidro

Ao projetar o espaço, pense em como as pessoas irão se sentir nele. Veja se ele é agradável aos sentidos e se ele traz bem estar. Para isso, combine texturas agradáveis ao toque com materiais que aprimorem a acústica e a iluminação.

decoração de quarto

Fuja sempre dos modismos. Porque eles impactam o meio ambiente pelo uso excessivo de um mesmo material. E sempre busque o equilíbrio do projeto. Mas sem cometer exageros.

Projeto sustentável e eficiência de recursos

A sustentabilidade no design de interiores deve privilegiar os recursos naturais. Isso acaba por economizar energia e evitar desperdícios.

Ou seja, aproveite as fontes de iluminação e ventilação naturais. Dessa forma, não será necessário usar muita iluminação artificial. E nem os equipamentos de ar condicionado. Isso irá gerar economia de energia e de recursos naturais.

design de interiores moema

Outro item importante é a opção por produtos com economizadores. Assim, compre torneiras, válvulas de descarga e chuveiros que tenham sistemas de controle de água. Escolha eletrodomésticos que tenham tecnologia para economizar eletricidade. E prefira lâmpadas que permitam o controle da intensidade da luz.

parede de tijolo

Dessa forma, você conseguirá diminuir o nível do consumo de água e eletricidade. E, assim, irá gerar  menor impacto ambiental e economia nas contas da casa.

Sustentabilidade no design: escolhendo materiais

Um projeto de design de interiores sustentável deve se basear na escolha de materiais duradouros. Porque eles serão utilizados por muito tempo, antes de serem descartados no meio ambiente.

Dessa forma, deve-se observar a qualidade das peças e não somente o seu custo. Isso porque itens de baixa qualidade tendem a ser descartáveis, gerando lixo em excesso.

Também é importante escolher produtos feitos com materiais recicláveis. Esses produtos devem, também, usar sistemas de produção com baixo impacto ambiental.

home office azul

Ao escolher móveis e marcenaria, por exemplo, garanta que usem madeira certificada. E, se possível, prefira renovar e reformar, ao invés de fazer tudo novo.

decoração confortável

Essas práticas evitam o desperdício com trocas de móveis e revestimentos. E também diminuem a produção desnecessária de resíduos.

Matérias primas naturais e recicláveis

Sempre que possível, escolha produtos desenvolvidos a partir de materiais naturais. Mas observe também se foram extraídos de forma certificada. Por isso, sempre pesquise os processos de produção do fabricante. E garanta que o produto tenha realmente um “selo verde”.

home office

A indústria também tem se dedicado ao reaproveitamento de insumos e à reciclagem. Assim, hoje é possível encontrar tecidos feitos a partir do plástico encontrado nos oceanos. E também móveis feitos com sobras de madeira da indústria.

painel de tv

Sustentabilidade no design: diminuindo o consumo excessivo

Um bom projeto de design de interiores deve ser equilibrado e bem pensado. O excesso não tem mais espaço nos dias de hoje.

Outro ponto importante é que o luxo também não deve se confundir com excesso. Ambientes luxuosos devem se valer de materiais nobres, bem distribuídos e balanceados no espaço.

Decoração Contemporânea

É possível criar um projeto de impacto usando somente o necessário para cada ambiente. Para isso, basta trabalhar com peças bem escolhidas, funcionais e com design diferenciado.

Vale observar, também, o que já existe no ambiente e pode compor com os novos itens do projeto. Às vezes, uma peça antiga traz memórias e, reformada, pode ser vista com novos olhos.

 

 

 

Liliana Zenaro

Liliana Zenaro é engenheira e designer de interiores. Seu trabalho alia a bagagem técnica à criatividade e ao senso estético adquiridos com sua formação. O resultado são espaços contemporâneos, sofisticados e acolhedores, refletindo equilíbrio e conforto.

Nenhum Comentário

Enviar Comentário