(11) 5535-8051 | (11) 98199-4322
reforma de cozinha

Reforma de cozinha: 4 dicas antes de iniciar a sua

Sua cozinha está ultrapassada mas você tem medo de iniciar uma reforma? Veja nossas dicas e planeje-se!

O mais importante, antes de decidir pela reforma de cozinha, é fazer uma avaliação sobre o uso e as necessidades do espaço. Outros itens se referem a planejar as etapas da reforma e ter uma verba planejada e dedicada a ela.

Veja, a seguir, 4 dicas de como planejar essa empreitada e reformar a cozinha sem estresse.

1. Reforma de cozinha: uso diário ou eventual?

Pense sobre como a cozinha será usada. Sua prioridade é que ela seja funcional e usada para preparar as refeições do dia a dia? Ou você prefere adaptá-la para receber convidados e cozinhar enquanto se diverte com eles? Nesse caso, pense em quantas vezes por ano isso acontece. Tome cuidado para não projetar o espaço como área gourmet se ele terá essa função apenas algumas vezes por ano.

Precisa de um Projeto de Decoração?

Outro ponto importante é onde as refeições serão feitas. Elas serão feitas dentro da cozinha ou na copa ou sala de jantar? Dependendo da sua resposta, você deverá investir em uma mesa ou bancada de refeições ou economizar esse dinheiro para usar em outras coisas.

Tenha em mente também o horizonte do uso da cozinha. Ou seja, se vai ficar nessa casa pelos próximos 2, 5 ou 10 anos. Isso irá direcioná-lo a desenvolver um projeto e a definir um orçamento que faça sentido.

cozinha branca

reforma de cozinha

Projeto de Liliana Zenaro

2. Reforma de cozinha: custo x benefício

O custo de reformar a cozinha nunca é baixo, desde que você considere trocar revestimentos, armários, tampos, metais e eletrodomésticos.

A fim de priorizar os gastos, pense que elementos vão realmente melhorar o espaço e facilitar o uso escolhido para a sua cozinha.

Por exemplo, se a geladeira precisa ser maior, então deve ser trocada de qualquer maneira. Ou se a compra de uma lava-louças vai melhorar sua qualidade de vida. Se ela permitir que você passe mais tempo com a família e os amigos, então definitivamente deve entrar na lista de prioridades.

A construção de uma ilha faz sentido na sua reforma? Ou você só irá gastar mais e ter uma obra mais complexa apenas para deixar sua cozinha na moda?

Outro exemplo seria trocar o piso por um mais prático porque o existente mostra muito a sujeira e precisa ser limpo com muita frequência.

Ou ainda, se você usa o fogão muito mais do que o forno, faz sentido investir em um cooktop de última geração e comprar um forno mais simples.

reforma de cozinha

Projeto de Liliana Zenaro

reforma de cozinha

Projeto de Liliana Zenaro

3. Reforma de cozinha: funcionalidade x design

O projeto ideal de cozinha deve prever um espaço que seja tanto funcional quanto bonito. Mas, em se tratando de orçamento, novamente aqui devemos colocar uma ordem de prioridade.

Se a cozinha for usada para refeições diárias, e para muitas pessoas, considere ter duas cubas no tampo: uma para lavar louça e outra para lavar alimentos. Nesse caso, uma coifa com bom poder de sucção também se faz necessária. E ela pode ser linda e com design.

Agora, se a sua cozinha for pouco usada no dia-a-dia, direcione os gastos para revestimentos mais modernos. Aposte em quartzo nos tampos ao invés de granito, e armários planejados com mais design e materiais mais nobres.

O importante é entender que uma cozinha para o dia a dia não precisa focar apenas na funcionalidade e abrir mão do design.

reforma de cozinha

reforma de cozinha

4. Reforma de cozinha: prazos e cronograma

Se você for reformar a cozinha enquanto mora na casa ou apartamento, é possível que faça escolhas apenas pensando no prazo. Isso porque você quer voltar a ter uma rotina normal o mais rápido possível. Mas esse é um erro muito comum quando se começa uma reforma sem planejamento.

Com um projeto bem desenvolvido, você deve ter em mente quanto tempo cada etapa do projeto levará. E não deve abreviá-la somente para se livrar da sujeira e da bagunça da obra. Por isso, nunca abra mão da qualidade e da beleza dos produtos escolhidos somente porque existe uma opção com entrega mais rápida.

Como o investimento para reformar a cozinha é alto e você só irá querer repeti-lo depois de muitos anos, não faça opções que podem acabar resultando em outra reforma antes da hora.

reforma de cozinha

 

Gostou deste post? Compartilhe!

Liliana Zenaro

Liliana Zenaro

Liliana Zenaro é engenheira e designer de interiores. Seu trabalho alia a bagagem técnica à criatividade e ao senso estético adquiridos com sua formação. O resultado são espaços contemporâneos, sofisticados e acolhedores, refletindo equilíbrio e conforto.

Nenhum Comentário

Enviar Comentário

× Entre em contato