(11) 5535-8051 | (11) 98199-4322

Quarto montessoriano : como decorar?

quarto montessoriano

Quarto montessoriano : como decorar?

Quarto montessoriano: dicas de como decorar

O quarto montessoriano tem uma decoração que propicia a independência e o desenvolvimento da criança.

O quarto montessoriano segue o método criado pela primeira médica italiana – Maria Montessori. Segundo ela, a criança aumenta a capacidade de aprender de acordo com os estímulos do ambiente.

Esse conceito tem sido muito usado pelo design de interiores na hora de decorar os quartos infantis. A decoração do quarto montessoriano é marcada por cores e texturas, móveis baixos, que facilitam o alcance da criança, e espelhos, que permitem que elas se vejam facilmente.

Veja, a seguir, dicas de como fazer a sua decoração de quarto montessoriano e alguns exemplos para se inspirar!

Cama para quarto montessoriano

Precisa de um Projeto de Decoração?

A principal característica do quarto montessoriano é a cama baixa. Isso porque o quarto deve ser organizado do ponto de vista da criança. Assim, ela tem mais autonomia e melhor desenvolvimento.

Para criar ambientes mais lúdicos, o mundo do design introduziu as camas tipo casinha, com colchões rentes ao chão. Com cortinas e luzes, elas criam a sensação de uma casinha dentro da casa, ou seja, trazem aconchego e segurança.

quarto montessoriano

quarto montessoriano

quarto montessoriano

quarto montessoriano

Berço no quarto montessoriano

As camas baixas substituem bem o berço no quarto montessoriano. O único cuidado é ter grades nas laterais da cama, assim como rolinhos em toda a volta para deixar o espaço mais seguro.

Para que a cama possa ser usada por muito tempo, pode-se fazê-la na medida de colchão infantil ou até adulto, com 1,88 x 0,88m.

Segundo o método Montessori, esse quarto será funcional para crianças até os 6 anos de idade. Mas a criança pode usá-lo até que queira fazer uma mudança no seu quarto.

quarto montessoriano

Acessórios importantes na decoração

O quarto montessoriano precisa de um tapete, para aquecer o ambiente e deixar a criança mais confortável, uma vez que brincará sempre no chão.

quarto montessoriano

quarto montessoriano

Outro item que não pode faltar é um espelho. Ele serve para que a criança aprenda a identificar suas expressões e desenvolva consciência corporal. O espelho pode ser colado na parede ou fazer parte de algum móvel, como armário ou nicho. O importante é que ele fique próximo ao chão, para que a criança consiga se enxergar de qualquer ângulo.

quarto montessoriano

Elementos lúdicos no quarto montessoriano

Como a ideia do quarto montessoriano é que a criança passe boa parte nele brincando, e não apenas dormindo, é importante prever espaço para guardar brinquedos. Esses móveis devem ser baixos e de fácil acesso para a criança, de forma que ela possa pegar seus brinquedos e livros a qualquer momento.

quarto montessoriano

quarto montessoriano

Também é importante incluir elementos para brincadeiras na própria decoração, como mesinhas de chá ou para desenhar e tendas ou cabanas.

quarto montessoriano

quarto montessoriano

quarto montessoriano

Na hora de pensar na decoração, lembre que ela deve ser segura para a criança circular livremente pelo ambiente. Dessa forma, escolha móveis com cantos arredondados e sem vidros. Proteja também as tomadas e outros elementos que possam machucar a criança.

Liliana Zenaro

Liliana Zenaro

Liliana Zenaro é engenheira e designer de interiores. Seu trabalho alia a bagagem técnica à criatividade e ao senso estético adquiridos com sua formação. O resultado são espaços contemporâneos, sofisticados e acolhedores, refletindo equilíbrio e conforto.

Nenhum Comentário

Enviar Comentário

× Entre em contato