(11) 5535-8051 | (11) 98199-4322
iluminação para quarto de bebê

Iluminação para quarto de bebê: dicas e ideias

A iluminação para quarto de bebê é fundamental para criar um ambiente tranquilo e aconchegante, adequado ao sono do bebê e à amamentação.

Veja, a seguir, algumas dicas para levar em conta na hora de planejar a iluminação para quarto de bebê:

Dimmers na iluminação para quarto de bebê:

O uso desses dispositivos é fundamental ao se projetar a iluminação do quarto de bebê. Eles podem ser acoplados ao interruptor e permitem a regulagem da intensidade da luz. Mas, na hora de escolher as lâmpadas, prefira os modelos que possam ter a intensidade regulada, porque nem todos os tipos permitem essa facilidade.

Forro de gesso e a iluminação para quarto de bebê:

Sempre que possível, o ideal é rebaixar o teto do quarto de bebê com forro de gesso. Assim, fica mais fácil conseguir bons efeitos com o posicionamento de luminárias embutidas nos lugares corretos. Mas, caso essa solução não seja possível, coloque um pendente decorativo com luz indireta e controle a intensidade com um dimmer.

Precisa de um Projeto de Decoração?

iluminação para quarto de bebê

Posicionamento das lâmpadas:

Elas devem ser posicionadas de forma a não ofuscarem a visão. Mas nunca devem ficar sobre o berço ou sobre a poltrona de amamentação.

Abajures e seu papel na iluminação para quarto de bebê:

Os abajures são uma aposta certa em qualquer situação. Além de úteis, trazem conforto e aconchego ao quarto de bebê. Por isso, prefira colocá-los ao lado da poltrona ou sobre a cômoda para facilitar.

iluminação para quarto de bebê

Balizadores:

Também conhecidos como vigias, são luminárias embutidas na parede e próximas ao chão, que podem ficar acesas durante toda a noite. Elas propiciam luz suficiente para observar o bebê, sem gerar o incômodo da luz vinda do teto. Mas os balizadores devem ser programados no início do projeto, porque requerem instalação específica por serem embutidos.

Soluções criativas na iluminação para quarto de bebê:

Se o forro de gesso é rebaixado, podemos ousar mais e partir para efeitos decorativos, destacando elementos importantes da decoração. Mas outra ideia bacana é optar por luminárias embutidas em diversas formas e tamanhos, criando um efeito mais lúdico. Além disso, existe a fibra ótica, que cria pontos iluminados e simula estrelas no céu.

iluminação para quarto de bebê

Projeto de Liliana Zenaro

Modelos de lâmpadas na iluminação para quarto de bebê:

As de LED são muito indicadas para esse ambiente, por não esquentarem e consumirem pouca energia. Mas é imprescindível que se escolham modelos com cor mais quente e não as totalmente brancas, que têm um efeito frio na iluminação. No caso das lâmpadas dicroicas ou de led, é possível acoplar filtros de vidro colorido e criar efeitos lúdicos e calmantes. O azul e o âmbar podem acalmar o bebê na hora do banho, já um filtro vermelho pode criar uma luz rosada para o banheiro da menina.

iluminação para quarto de bebê

Projeto de iluminação para quarto de bebê:

As boas lojas do setor oferecem projetos gratuitos. Lembre-se que um bom projeto deve garantir o conforto visual e a funcionalidade no dia a dia, além de prevenir exageros, como o excesso de luz e consequente aquecimento do espaço.

iluminação para quarto de bebê

Gostou deste post? Compartilhe!

 

Liliana Zenaro

Liliana Zenaro

Liliana Zenaro é engenheira e designer de interiores. Seu trabalho alia a bagagem técnica à criatividade e ao senso estético adquiridos com sua formação. O resultado são espaços contemporâneos, sofisticados e acolhedores, refletindo equilíbrio e conforto.

Nenhum Comentário

Enviar Comentário

× Entre em contato