(11) 5535-8051 | (11) 98199-4322

Frontão de pia de cozinha: dicas de como usar

frontão de pia de cozinha

Frontão de pia de cozinha: dicas de como usar

Frontão na bancada da cozinha: dicas de como usar

O frontão de pia de cozinha é um elemento muito importante na decoração da cozinha. É ele que pode adicionar cor, textura e charme a esse ambiente, sendo aplicado como uma faixa acima do tampo.

A troca do frontão de pia de cozinha pode, por si só, renovar totalmente a decoração. As variedades existentes no mercado vão de porcelanatos a pedras naturais, passando por cerâmicas e revestimentos industrializados. Em termos de padrão, vão desde modelos geométricos, passando por coloridos modernos e clássicos revisitados.

Mas a importância do frontão de pia de cozinha não é somente decorativa. Ele tem uma função bem importante nesse ambiente, que é proteger a parede que fica acima da cuba e do fogão dos respingos de água e de gordura. Por isso, ao escolher esse acabamento, pense na praticidade do dia a dia também.

A seguir, apresentamos alguns materiais para serem usados como revestimentos para frontão de pia de cozinha, assim como as vantagens de cada um.

Frontão de pia de cozinha: Granito ou quartzo

O granito é uma pedra natural de alta resistência, que pode ser encontrado em diversos padrões no Brasil. Por isso, tem um custo-benefício excelente.

Projeto: Segatto

Outras pedras naturais, como mármore e limestone, não são indicadas para serem usadas como frontão de pia de cozinha. Pelo fato de serem muito porosas, podem manchar facilmente com respingos de gordura.

Mas hoje há materiais industrializados, como o quartzo, que aliam a beleza das pedras naturais à resistência exigida pelo frontão. Esses materiais recebem impressões gráficas, que se assemelham perfeitamente aos veios das pedras naturais.

Projeto em Houzz

Frontão de pia de cozinha: Vidro

O vidro é um elemento de alta facilidade de limpeza e com muitas variedades de cor. Por isso, pode complementar lindamente a decoração da cozinha, funcionando como um elemento decorativo para frontão de pia de cozinha. Porém, tem custo mais elevado.

frontão de pia de cozinha

Projeto em Houzz

Frontão de pia de cozinha: Porcelanato

O porcelanato é um revestimento de alta resistência, encontrado em muitas padronagens e cores. Dessa forma, ele pode ser usado não somente como frontão de pia de cozinha, mas também para revestir todas as paredes desse ambiente.

O modelo abaixo imita um mosaico de mármore.

frontão de pia de cozinha

Projeto em Houzz

O modelo a seguir tem estampa geométrica em preto e branco e destaca os armários brancos.

frontão de pia de cozinha

Projeto em Houzz

Frontão de pia de cozinha: Ladrilho Hidráulico

Os ladrilhos hidráulicos são revestimentos tradicionais, ao mesmo tempo rústicos e elegantes. Porém são porosos e, portanto fáceis de manchar, além de serem difíceis de assentar.

Dessa forma, os fabricantes de revestimentos lançaram vários modelos de porcelanato que imitam com perfeição os ladrilhos hidráulicos.

frontão de pia de cozinhaProjeto de Liliana Zenaro

 

frontão de pia de cozinhaProjeto em Houzz

Frontão de pia de cozinha: Azulejo

Os azulejos coloridos e geométricos estão em alta. Eles podem ser instalados de maneira irregular, formando desenhos inusitados e personalizados. Por isso, são uma excelente opção para quem quer investir em um frontão de pia de cozinha moderno.

frontão de pia de cozinha

Projeto de Liliana Zenaro

 

frontão de pia de cozinha

Projeto em Houzz

Frontão de pia de cozinha: Madeira

A madeira é um elemento que aquece a cozinha e complementa a decoração. Usada de forma equilibrada, e combinada com outros elementos, pode ser uma opção de revestimento elegante e diferenciada.

Mas o importante é não esquecer de usar um verniz que impermeabilize a peça.

No projeto abaixo, foi utilizada uma folha de zebrano natural, protegida por verniz PU.

frontão de pia de cozinha

Projeto por Liliana Zenaro

Já no projeto a seguir, usamos a teca, madeira naval, já adequada para áreas molhadas.

frontão de pia de cozinha

Projeto por Liliana Zenaro

Liliana Zenaro

Liliana Zenaro

Liliana Zenaro é engenheira e designer de interiores. Seu trabalho alia a bagagem técnica à criatividade e ao senso estético adquiridos com sua formação. O resultado são espaços contemporâneos, sofisticados e acolhedores, refletindo equilíbrio e conforto.

Nenhum Comentário

Enviar Comentário