
Forro de gesso: dicas de reforma
Elemento versátil e funcional, o forro de gesso é usado para embutir a iluminação, disfarçar vigas, esconder tubulações e criar efeitos decorativos no teto
Iluminação e forro de gesso
Um dos pontos mais importantes da decoração de interiores, a iluminação pode ser muito valorizada quando utilizamos o forro de gesso. Ele permite o uso de diversas alternativas às tradicionais luminárias do tipo spot, que são instaladas diretamente na laje.
Com o forro de gesso, o uso de luminárias embutidas deixa o ambiente mais clean e moderno. Além disso, o gesso possibilita uma melhor distribuição de pontos de luz. Dessa forma, esses pontos podem ser adequados à disposição dos móveis e destacar móveis e objetos, além de valorizar revestimentos.
No home theater a seguir, o forro de gesso permitiu o uso de luminárias embutidas que destacam o painel em madeira.
Sancas invertidas em forro de gesso
Outro bom exemplo é o uso de sancas invertidas, como mostra a foto a seguir. Nesse caso, fitas de led ficam escondidas no forro e criam uma luz geral. Dessa forma, a luz garante o aconchego e valoriza as paredes, destacando o painel de marcenaria.

Projeto de Liliana Zenaro
Rebaixos no forro de gesso
Uma outra ideia interessante é o uso de rebaixos no gesso com lâmpadas embutidas. Assim, o rebaixo proporcionado pelo forro permite a criação de nichos, onde se instalam fileiras de lâmpadas. Muito usadas em cozinhas e áreas gourmet, essa solução proporciona uma luz geral e que não distorce a cor dos alimentos.

Projeto de Liliana Zenaro
O uso de rebaixos de alturas diferentes no forro de gesso também é uma solução moderna e funcional, além de decorativa. Dessa forma, esses rebaixos podem embutir luminárias com efeitos de luz diferentes dos demais. Além disso, podem proporcionar uma sensação de alongamento do ambiente.
Cortineiros e forro de gesso
Os tetos com forro de gesso também permitem a construção de cortineiros, que embutem os trilhos de cortinas e persianas. Além disso, eles podem ter iluminação direcionada para destacar essas peças.
Disfarce para vigas e outros elementos
Na cozinha integrada à sala da foto a seguir, o forro de gesso rebaixado foi usado para esconder a viga que separava os dois ambientes. Dessa forma, ele também esconde o duto da coifa sobre a bancada gourmet, que é levado até a saída projetada sobre a janela ao fundo.
Para esconder a fiação de energia e dos equipamentos conectados à TV giratória desta varanda, o teto recebeu um forro de gesso com reforço para sustentar o conjunto. Além disso, ele serve também para embutir as caixas de som do ambiente.
Formas construtivas de forro de gesso
Há duas formas de se construir os forros de gesso: placas ou drywall.
As placas são uma solução mais antiga e de baixo custo, porém não tão eficientes quanto o drywall. Já o drywall, ou gesso acartonado, é composto por placas de gesso envolto em papel-cartão, o que permite um sistema construtivo rápido. Ele gera pouca sujeira e tem baixo desperdício, e ainda evita trincas e amarelamento. Além disso, o sistema de drywall proporciona conforto e isolamento acústico, que pode ser conseguido com o uso de manta de lã de rocha entre as placas e a laje.
Gostou deste post? Compartilhe!
Nenhum Comentário