(11) 5535-8051 | (11) 98199-4322

Decoração Contemporânea – o que é?

Decoração Contemporânea

Decoração Contemporânea – o que é?

Decoração contemporânea, decoração moderna ou decoração minimalista? Existem muitas dúvidas sobre cada um desses estilos de decoração. Veja nossas dicas e escolha o seu preferido!

Se você gosta de linhas retas, elementos atuais e poucos objetos decorativos, então você vai gostar da decoração contemporânea.

Veja como escolher o mobiliário, as cores e acessórios que marcam o estilo contemporâneo e crie a sua própria decoração.

Decoração contemporânea : o que é

O estilo contemporâneo é novo e atual. Em termos de decoração, ele pode ser definido como o oposto do estilo clássico, que abusa de elementos decorativos e da opulência de objetos e materiais.

Precisa de um Projeto de Decoração?

A decoração contemporânea valoriza os espaços vazios, formas marcantes e linhas retas e limpas. Assim, normalmente usa o branco como base, mas não necessariamente. Mas também pode usar cores vibrantes e ainda assim ser clean.

Decoração Contemporânea

Características da decoração contemporânea

Limpa ou clean: privilegia elementos esculturais, com linhas e volumes claros. Assim, o excesso de decoração é uma distração e deve ser evitado.

Atual: explora tendências, ideias e design do momento.

Aposta em contrastes: com foco nas linhas e no espaço, a decoração contemporânea tende a valorizar contrastes entre cores e texturas. A combinação branca e preta é um clássico desse estilo.

Decoração Contemporânea

O que a decoração contemporânea não deve ter

Excesso de adornos: esse estilo não deve apostar em detalhes como molduras de gesso e guarnições trabalhadas, nem em cortinas volumosas e tecidos estampados.

Excessos visuais: os revestimentos devem ser escolhidos cuidadosamente e com um mínimo de variações e cores. Assim, os acessórios devem ser mínimos, para valorizar o espaço do ambiente.

Decoração Contemporânea

Diferença entre decoração contemporânea e decoração moderna

Os estilos contemporâneo e moderno têm alguns elementos em comum. Ambos valorizam linhas limpas e pouca ornamentação.

Mas, ao contrário do estilo contemporâneo, que se baseia em elementos atuais, o estilo moderno é fortemente baseado no design da metade do século XX, ou seja, nos anos 40 a 70.

Dessa forma, a decoração moderna privilegia o design de grandes mestres desse período, como Eero Saarinen ou Charles e Ray Eames.

O estilo contemporâneo pode até usar peças de design da metade do século, mas não somente.

Decoração Contemporânea

A valorização dos espaços vazios

Elemento chave do estilo contemporâneo, os espaços vazios são tão importantes quanto os móveis e objetos em si. A ausência de móveis e objetos decorativos cria espaços vazios que, por sua vez, criam grande impacto visual.

Grandes paredes com um quadro, mesas com poucos enfeites ou pisos aparentes são exemplos de como criar uma decoração contemporânea.

Decoração Contemporânea

Como escolher a combinação de cores

Usar o branco como base é uma forma certeira de criar ambientes em estilo contemporâneo. O branco é neutro e claro, permitindo a escolha de outros elementos com cores marcantes, como quadros ou uma cadeira escultural.

Mas existem outras combinações de cores que podem criar ambientes elegantes e atuais.

Se você busca contraste, pode combinar o branco com preto ou cinza escuro. Saindo das paletas que têm branco como base, caminhe por tons neutros como marfim, cinza, mushroom (cogumelo) e rato. Se preferir usar cores fortes, escolha uma para combinar com branco: vermelho, amarelo, azul marinho ou verde.

Decoração Contemporânea

Decoração contemporânea e elementos esculturais

Um elemento que não pode faltar no estilo contemporâneo são objetos de forma esculturais, que pontuam a decoração e viram o ponto focal de um ambiente.

Mas o importante é que esses elementos devem ser únicos e não podem confundir ou distrair. Aposte em um pendente com design orgânico, em uma cadeira slim e em  sofás longos e baixos.

A gama de materiais pode variar dos naturais, como madeira e couro, aos industrializados e sintéticos, como plástico e acrílico. Prefira revestimentos sólidos e sem estampas, apenas com texturas.

Decoração Contemporânea

Decoração contemporânea e aconchego

Achar que o estilo contemporâneo cria ambientes frios é um mito. O uso de materiais naturais, como linho, lã, madeira e couro aquecem qualquer ambiente. O mesmo vale para as cores neutras, como bege, marfim e cinzas quentes.

Decoração Contemporânea

Liliana Zenaro

Liliana Zenaro

Liliana Zenaro é engenheira e designer de interiores. Seu trabalho alia a bagagem técnica à criatividade e ao senso estético adquiridos com sua formação. O resultado são espaços contemporâneos, sofisticados e acolhedores, refletindo equilíbrio e conforto.

Nenhum Comentário

Enviar Comentário

×

Hello!

Click one of our representatives below to chat on WhatsApp or send us an email to hello@quadlayers.com

× Entre em contato