(11) 5535-8051 | (11) 98199-4322
sala de jantar

Cozinha: 8 dicas para deixar moderna

A cozinha, há algum tempo pensada apenas como um ambiente para preparar as refeições do dia a dia, voltou a ter papel de protagonista na casa

A cozinha volta a combinar, com muito sucesso, as funções de reunir a família e os amigos. Como o centro desse convívio, ela ganha nova importância na hora de decorar a casa, já que cozinhar e entreter são duas funções que caminham lado a lado. A fim de deixar sua cozinha mais moderna e prática, veja as dicas que preparamos.

Projete a cozinha antes de reformar

Para conseguir ter  uma cozinha moderna e funcional, é necessário planejamento e um bom projeto. O posicionamento dos elementos mais importantes desse ambiente – fogão, pia e geladeira, deve ser o ponto de partida. Assim, observe o fluxo de trabalho do seu dia a dia e somente então defina o lugar de cada um deles. Outro ponto importante são as alturas de armários e bancadas. Elas devem ser respeitadas para facilitar o trabalho e o acesso a louças, copos e utensílios. E, na hora de comprar os armários, prefira os planejados. Apesar de mais caros, eles são projetados para aproveitarem melhor o espaço e acomodarem utensílios e alimentos de forma mais organizada.

Cozinha

Projeto de Liliana Zenaro

 Aposte nas ilhas

Precisa de um Projeto de Decoração?

Se o seu espaço permitir, invista na construção de uma ilha para integrar a cozinha com a área social da casa. Para isso, remova paredes e abra esse espaço para a sala de estar ou jantar. Assim, a ilha servirá para dividir as duas áreas e delimitar os espaços. Além disso, ela poderá abrigar um cooktop, uma cuba e uma bancada para que os convidados possam se acomodar e interagir com o anfitrião enquanto ele cozinha.

Cozinha

Projeto de Liliana Zenaro

Não esqueça da coifa

Se você optou por abrir sua cozinha e integrá-la com a sala, não pode abrir mão de uma coifa. Ela é essencial para absorver a fumaça e o cheiro da comida, além de trocar o ar do ambiente com o externo. Mas as coifas também são elementos decorativos que podem valorizar o espaço. E os modelos mais modernos nem parecem que têm essa função!

cozinha

Coifa do fabricante Elica que parece um lustre

Capriche na iluminação da cozinha

É importante ter uma luz adequada ao preparo dos alimentos, sem abrir mão de um ambiente agradável à convivência. Existem muitos elementos decorativos que podem ser usados para garantir uma boa iluminação e deixar sua cozinha mais moderna, sem estourar o orçamento. Um bom exemplo é o uso de sancas invertidas e rasgos no forro de gesso, como mostra a foto a seguir. Essas aberturas ajudam a criar um ambiente diferente e com luz funcional, além de serem bonitas e econômicas. E, para completar, use pendentes sobre a ilha ou bancada de refeição. Eles vão dar mais charme ao espaço e deixar a cozinha mais moderna.

Cozinha

Projeto de Liliana Zenaro

Ouse na escolha dos revestimentos

Eles podem fazer toda a diferença na decoração da sua cozinha! Existem muitas novidades no mercado, para todos os gostos e bolsos. Dessa forma, com imensa variedade de formatos e cores, os novos revestimentos para piso e paredes reproduzem efeitos interessantes. Por exemplo, há revestimentos com relevos e rendas e também os que imitam outros materiais, como ladrilhos hidráulicos, mármores, cimento e madeira.

Cozinha

Projeto de Liliana Zenaro

Invista nos acabamentos das superfícies

Na hora de escolher os revestimentos das bancadas, pense com carinho como será o uso delas. Materiais como mármores e limestones são nobres e bonitos. Mas, por serem porosos, mancham facilmente. Já os granitos são mais resistentes e duradouros. Mas materiais industrializados como o quartzo composto e o corian têm grande variedade de cores e texturas. Além de serem uma tendência, possuem alta resistência a riscos, manchas e impactos. Eles têm custo mais alto, mas vão fazer toda a diferença e deixar sua cozinha mais moderna! Portanto, vela a pena considerá-los!

Cozinha

Projeto de Liliana Zenaro

Hora de escolher os eletrodomésticos para a sua cozinha

Nada de gastar uma fortuna no último lançamento! Só compre modelos que sejam compatíveis com suas habilidades culinárias. Os modelos com bom design dão impacto visual e valorizam o ambiente. Hoje há opções para todos os gostos: coloridos, retrô ou high-tech. A opção por trocar o fogão pelo cooktop e forno elétrico, além de ajudar a ganhar espaço e melhorar a circulação, deixa a sua cozinha com cara mais atual.

Cozinha

Facilite a vida com os utensílios sempre à mão

Não precisa ter medo da bagunça. Basta organizá-los e deixar à mão somente o que é usado no dia a dia. Eles ficam ótimos pendurados em trilhos perto do fogão ou da bancada de preparo de alimentos, além de enfeitarem a cozinha.

Cozinha

Projeto de Liliana Zenaro

Gostou deste post? Compartilhe!

Liliana Zenaro

Liliana Zenaro

Liliana Zenaro é engenheira e designer de interiores. Seu trabalho alia a bagagem técnica à criatividade e ao senso estético adquiridos com sua formação. O resultado são espaços contemporâneos, sofisticados e acolhedores, refletindo equilíbrio e conforto.

Nenhum Comentário

Enviar Comentário

× Entre em contato