(11) 5535-8051 | (11) 98199-4322

Como escolher pendente para sala de jantar

pendente para sala de jantar

Como escolher pendente para sala de jantar

A iluminação é um dos principais pontos na decoração de uma casa. E o pendente para sala de jantar é o ponto focal desse ambiente. Daí a importância de saber como escolher o modelo certo. Veja nossas dicas e acerta na sua escolha!

Além de ser uma peça central que pode trazer elegância e destaque para a sala de jantar, o pendente para mesa de jantar deve ser funcional e ter a luz adequada para fazer refeições aconchegantes e gostosas com a família e os amigos.

 

O estilo do pendente para sala de jantar

Um pendente para sala de jantar pode ser moderno, clássico, minimalista ou tradicional. Ele pode inclusive contrastar com o estilo de decoração da sala e ainda fazer bonito.

Precisa de um Projeto de Decoração?

Combinar peças clássicas com um ambiente moderno pode dar muito certo, desde que se acerte na dose.

Um pendente de cristal pode combinar perfeitamente com uma mesa moderna, em vidro ou pintura. Dessa forma, ele quebra as linhas retas da mesa e ainda pode compor com cadeiras de design arrojado. Mas deve ser a única peça nesse estilo dentro da decoração para não sobrecarregar o visual.

Mas lembre-se de sempre observar se o modelo escolhido ilumina adequadamente o seu ambiente, porque esse é o fator mais importante na sua escolha.

O tipo de luz do pendente e como ele ilumina a mesa

Existem diversos tipos de pendentes para sala de jantar quando se pensam em direcionamento de luz.

Há modelos que jogam a luz para cima, como os clássicos com braços e lâmpadas de bulbo. Existem também os modelos que focam a luz para baixo, iluminando a mesa e criando sombras. E há ainda modelos que criam uma luz difusa, iluminando o ambiente como um todo.

Para escolher o modelo adequado, pense em como você gosta de receber e fazer as refeições. Não se esqueça de que, qualquer que seja o modelo escolhido, ele não deve ofuscar a visão das pessoas que estão sentadas à mesa.

pendente para sala de jantar

O tamanho adequado do pendente para a mesa de jantar

O tamanho do pendente para sala de jantar depende totalmente do tamanho e do formato da mesa de jantar.

Dessa forma, siga as regras abaixo para acertar na medida ideal:

  • Pendente para sala de jantar redondo: ele deve ter entre a metade e três quartos da largura da mesa;
  • Pendente para mesa de jantar retangular: nesse caso, ele deve ter até metade da largura da mesa e entre um terço e dois terços do comprimento da mesa.

pendente para sala de jantar

A altura correta para posicionar o pendente sobre a mesa

Pendurar a luminária alta demais não cria harmonia, assim como se o pendente ficar baixo demais, ele pode ofuscar a visão das pessoas que estiverem sentadas à mesa.

Dessa forma, a medida ideal é deixar um espaço entre 75cm a 85cm entre a parte mais baixa do pendente e o tampo da mesa de jantar.

Essa altura garante uma visão desimpedida entre todas as pessoas sentadas, uma boa iluminação sobre a mesa e ainda um visual harmônico para o conjunto.

pendente para sala de jantar

As lâmpadas corretas para o pendente da sala de jantar

Com o advento do LED, muitas pessoas não sabem mais como escolher as lâmpadas para os pendentes e luminárias.

O importante é que a luz não seja branca, que é adequada para cozinhas e áreas de serviço. Além disso, a luz branca não cria aconchego e faz com que as pessoas não queiram ficar muito nesse ambiente.

A dica então é escolher lâmpadas branco quente, ou seja, mais amarelas e ainda com boa iluminação. A cor da lâmpada é dada pela “temperatura” dela, ou seja, a luz mais quente é ideal para a sala de jantar. A unidade de medida usada é Kelvin (K). Dessa forma, escolha lâmpadas entre 2700K e 3000K e garanta um espaço aconchegante e convidativo.

Em caso de dúvidas, consulte um designer de interiores para ajudar você.

Liliana Zenaro

Liliana Zenaro

Liliana Zenaro é engenheira e designer de interiores. Seu trabalho alia a bagagem técnica à criatividade e ao senso estético adquiridos com sua formação. O resultado são espaços contemporâneos, sofisticados e acolhedores, refletindo equilíbrio e conforto.

Nenhum Comentário

Enviar Comentário

× Entre em contato