Reforma de Banheiro: 7 dicas essenciais para acertar na sua

reforma de banheiro

O banheiro é o único lugar da casa onde conseguimos nos isolar para relaxar e recuperar as energias, por isso ele deve ser um dos ambientes mais caprichados na decoração.

Um banheiro gostoso deve ser bonito e acolhedor, contar com revestimentos elegantes e ter uma iluminação aconchegante. Antes de reformar o seu, veja nossas dicas para criar um espaço com atmosfera calma e revigorante e usufruir dos seus momentos de privacidade:

  1. Planeje antes de reformar:

Antes de começar a quebradeira, planeje toda a reforma. Contrate um profissional para avaliar o estado das instalações elétricas e hidráulicas. Ele poderá orientar você tanto do ponto de vista técnico quanto dos custos de execução. Projetos sem planejamento tendem a estourar o orçamento e atrasar o prazo da reforma.

reforma de banheiro

Projeto de Liliana Zenaro

  1. Projete para obter um bom resultado:

Com o planejamento em mãos, é hora de pensar no projeto de reforma. Avalie como o uso do banheiro pode facilitar o seu dia-a-dia. Se escolher ter uma banheira, por exemplo, avalie se não seria melhor separá-la da ducha caso você a use poucas vezes no ano. Se você gosta de manter o espaço organizado, coloque um gabinete sob o tampo para guardar todos os objetos que quer ter à mão. Pense se é interessante ter cubas separadas para o casal ou se esse é um luxo desnecessário. Se o projeto permitir, construa nichos embutidos na alvenaria. Além de deixarem o  banheiro mais clean e charmoso, eles servem para apoiar itens como sabonetes, shampoos e cremes. O banheiro, para funcionar bem, tem que ser prático e não apenas bonito.

reforma de banheiro

Cubas separadas – Projeto de Liliana Zenaro

3. Escolha bem as louças e os metais:

Os itens mais importantes do banheiro são as cubas, os misturadores e as duchas. Por isso eles devem ser escolhidos com muito cuidado, priorizando a beleza, mas sem esquecer a praticidade. Na hora de escolher a torneira ou misturador, preste atenção na altura da bica e na distância entre ela e a cuba, evitando assim que a água espirre. No caso do chuveiro, escolha um modelo com vazão adequada ao seu apartamento. Metais pintados e metalizados, em tons dourados a acobreados, são uma tendência e vão deixar o espaço mais moderno.

reforma de banheiro

Metais e ducha diferenciados – Projeto de Liliana Zenaro

4. Capriche nos revestimentos:

Escolha  poucos materiais diferentes para o ambiente não ficar carregado. Uma boa solução é usar o mesmo revestimento no piso e nas paredes. Já na área do box é permitido ousar mais para destacar esse espaço, que é mais nobre. Escolhendo tons neutros para pisos e paredes e brincando com cores e texturas no box, você vai garantir a elegância do banheiro e você não se cansará da decoração tão cedo.

Todos os revestimentos escolhidos devem ser impermeáveis. As opções vão desde cerâmicas e porcelanatos a mármores, granitos ou limestones. Os porcelanatos são mais práticos e oferecem manutenção mais simples. Já as pedras naturais são mais sofisticadas, mas precisam de mais cuidados na hora da limpeza e de impermeabilização frequente, porque são porosas. Para o acabamento das partes pintadas, escolha tinta acrílica anti-mofo para evitar a proliferação de fungos e bolor.

reforma de banheiro

Revestimentos com destaque para o box – Projeto de Liliana Zenaro

 

5. Valorize a iluminação:

Ela pode ser responsável por enriquecer o resultado final da sua decoração. A iluminação deve contemplar duas funções. A decorativa deve deixar o ambiente acolhedor e destacar peças e revestimentos. Já a iluminação funcional deve se preocupar com o tipo de luz ideal para o banheiro. O ideal é combinar luz branca com amarela e usar com lâmpadas com alto índice de reprodução de cor para garantir uma boa barba ou maquiagem. Para deixar o espaço mais relaxante, aposte na cromoterapia, usando duchas que já incorporem essa função e filtros coloridos sobre as lâmpadas. Nesse caso, prefira as cores azul ou âmbar.

reforma de banheiro

Iluminação destaca revestimento da parede – Projeto de Liliana Zenaro

6. Invista na marcenaria:

Na hora de pensar nos armários e gabinetes, considere executá-los com marcenaria personalizada. Ter móveis e acessórios bem planejados para o uso diário é fundamental. Deixe à vista somente o que merece ser visto, mantendo o espaço organizado. Guarde o resto em gabinetes, gaveteiros e nichos, evitando a bagunça. Assim o espaço fica mais propício para o descanso.

reforma de banheiro

Marcenaria sob medida – Projeto de Liliana Zenaro

7. Combine os acessórios e finalize com a decoração:

Os porta-toalhas, papeleiras e lixeiras devem ser do mesmo material e ter a mesma linha de design. Pesquise opções em lojas especializadas, que oferecem produtos para todos os gostos e bolsos.

Não deixe de lado a decoração. Ela faz toda a diferença no ambiente, por isso só considere a reforma terminada depois de decorar o seu banheiro. Organize os objetos de uso diário em bandejas e deixe a bancada livre. Capriche nos acessórios para guardar escovas de dente, algodão, maquiagem, etc. E não esqueça do verde! Flores e folhagens em vasos podem dar o toque final e deixar o banheiro ainda mais convidativo.

reforma de banheiro

Nicho embutido na alvenaria e revestido com limestone – Projeto de Liliana Zenaro

reforma de banheiro

Organização em bandejas e decoração – Projeto de Liliana Zenaro

Gostou deste post? Compartilhe!

Liliana Zenaro é engenheira e designer de interiores.  Seu trabalho alia a bagagem técnica à criatividade e ao senso estético adquiridos com sua formação. O resultado são espaços contemporâneos, sofisticados e acolhedores, refletindo equilíbrio e conforto.

Liliana Zenaro Interiores
Liliana Zenaro Interiores
Nosso escritório acredita que morar bem é viver em um ambiente que reflita a personalidade, os gostos e as memórias de seus moradores. Por isso, o projeto de uma casa deve ir além da preocupação com a aparência e tornar o dia a dia funcional e a vida mais gostosa. Se você também pensa assim, entre em contato com a gente!

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas atualizações em seu e-mail