(11) 5535-8051 | (11) 98199-4322

Sofá para sala pequena: como escolher

Sofá para sala pequena

Sofá para sala pequena: como escolher

Escolher o sofá para sala pequena é sempre um desafio!

No nosso último post, abordamos as dicas de decoração de salas pequenas. Desde então, temos recebido muitas perguntas sobre os melhores tipos de sofá para sala pequena.

Como a sala de estar é o lugar da casa que usamos para receber os amigos e a família, é importante saber escolher a peça central da decoração.

O modelo adequado de sofá para sala pequena deve ser bonito, confortável, elegante e moderno. Mas como escolher um sofá com todos esses atributos? Siga nossas dicas e acerte na decoração da sala de estar com economia e bom gosto!

Calcule a medida ideal para acomodar o sofá para sala pequena

Precisa de um Projeto de Decoração?

Antes de sair comprando modelos de sofá só pela beleza ou conforto, é importante levantar as medidas da sala. Estude em que parede ou canto o sofá melhor se encaixa. Leve em consideração o espaço para circulação e a posição das janelas e portas.

Assim que escolher o local do sofá, calcule a medida ideal da peça. Mas não esqueça de reservar espaço para mesas laterais e de centro. Já que estamos em uma sala de estar, é importante que você e seus convidados tenham apoio para copos, pratos e objetos.

Em ambientes pequenos, é importante escolher peças de mobiliário que não façam o espaço parecer menor do que é. No caso especial dos sofás, existe a possibilidade de se cometer um erro clássico: aumentar o tamanho só para acomodar mais gente.  Então, fique atento ao equilíbrio desses dois fatores.

Sofá para sala pequena

Encontre o modelo ideal de sofá

Como falamos acima, uma tendência ao se escolher o tipo ideal de sofá para a sala pequena é optar por modelos que comportem mais pessoas.

Se essa for uma necessidade real na sua casa, prefira modelos de sofá com braços estreitos. Ou ainda modelos sem braço algum. Os centímetros economizados pelos braços podem acabar acomodando um assento a mais.

decoração de salas pequenas

Outro erro comum é acreditar que o conforto do sofá está nos encostos e altos e almofadas grandes. Porém os encostos altos irão certamente diminuir a sensação de espaço e pesar no visual. Nesse caso, prefira os sofás com encosto baixo e almofadas sequinhas.  Se esse sofá também servir para assistir TV, escolha modelos que tenham o encostro dobrável. Ou seja, o encosto fica abaixado quando não se está vendo TV e levantado quando necessário.

Em termos de design, o sofá ideal deve ter linhas retas, que deixam o ambiente mais clean. E também pés aparentes, de preferência com materiais que tragam leveza, como acrílico ou aço inox. Evite modelos em que o estofado chega quase até o chão, porque parecem pesados e maiores.

Sofá para sala pequena

Escolha a cor ideal do sofá para sala pequena

Tons claros sempre são a melhor opção para ambientes pequenos, pois ampliam o espaço. Essa dica se aplica principalmente aos sofás, que normalmente são as maiores peças da sala. E não precisa ter medo da sujeira! Basta escolher tecidos sintéticos, como poliéster, que podem ser facilmente limpos. Hoje a tecnologia dos tecidos permite que até manchas de caneta sejam removidas! Para colorir o ambiente e levantar o astral, pontue o sofá com almofadas coloridas e com texturas diferentes.

Mas se sofá claro realmente não for uma opção, não há problema em escurecer um pouco o tecido que reveste a peça, desde que equilibrado por outros elementos claros. Nesse caso, escolha materiais leves para mesas complementares e cores claras para paredes e poltronas.

Sofá para sala pequena

Liliana Zenaro

Liliana Zenaro

Liliana Zenaro é engenheira e designer de interiores. Seu trabalho alia a bagagem técnica à criatividade e ao senso estético adquiridos com sua formação. O resultado são espaços contemporâneos, sofisticados e acolhedores, refletindo equilíbrio e conforto.

Nenhum Comentário

Enviar Comentário

× Entre em contato