(11) 5535-8051 | (11) 98199-4322

Plantas na decoração

plantas na decoração

Plantas na decoração

Plantas na decoração são uma tendência!

A ideia é trazer a natureza para dentro de casa e ter um ambiente mais acolhedor.

O uso de plantas na decoração é uma tendência que veio para ficar. Pesquisas mostram que o jeito de morar do futuro vai privilegiar a natureza e o bem estar. Por isso, nada mais indicado do que usar o verde para complementar a decoração.

Existem muitas formas elegantes e práticas de trazer o jardim para dentro de casa. Para isso, basta escolher as espécies certas para cada ambiente e para cada tipo de pessoa. Se você gosta de cuidar das plantas, pode escolher espécies que requerem mais cuidados. Mas se a vida é corrida, existem vários tipos que pedem pouca rega ou poda. Veja, a seguir, algumas dicas para decorar a casa com plantas.

Decoração com plantas pendentes

Muito em alta por causa do estilo de decoração escandinavo,  o uso de plantas pendentes em estantes e prateleiras cria um efeito muito bonito. Isso porque as plantas entram como complemento da decoração, sem roubar a cena. Como a altura para a planta é limitada pela distância entre as prateleiras, as plantas pendentes são o ideal.

Precisa de um Projeto de Decoração?

plantas na decoração

Nesse caso, escolha cachepôs feitos com materiais discretos, como cerâmica, couro e até madeira. E combine com outros objetos, como livros, caixas e quadros.

plantas na decoração

Escolhendo os vasos e cachepôs

Ao escolher as plantas na decoração, lembre que o vaso ou cachepô que vai ser utilizado tem que acompanhar o tipo da planta.

Assim, escolha a medida e formato do vaso de acordo com a espécie escolhida. Para não errar, veja se a combinação ficou harmônica. Por exemplo, deve haver um equilíbrio entre as alturas do vaso e da planta, assim como entre as larguras e volumes deles.

plantas na decoração

plantas na decoração

Também é muito importante escolher o material adequado para os cachepôs, porque alguns são porosos e podem manchar as superfícies onde se apoiam. Alguns tipos de cerâmica e o cimento estão nessa categoria, por isso vão precisar de um isolamento para evitar que a água passe. Já os cachepôs metálicos e de vidro são impermeáveis e podem fazer bonito na decoração.

plantas na decoração

plantas na decoração

Mas não esqueça de tirar o excesso de água que pode se acumular no fundo do vaso, para que danifique a planta.

Como escolher plantas na decoração de acordo com o ambiente

Para que as plantas se desenvolvam bem dentro de casa, é necessário verificar a incidência de luz e a umidade no local. Isso porque existem espécies que não gostam de muita luz direta, como as orquídeas, e outras que dependem disso para crescerem.

O mesmo vale para a necessidade de rega. As suculentas precisam de pouca água, ao contrário dos temperos, que pedem irrigação diária.

plantas na decoração

plantas na decoração

Também existem espécies que só se desenvolvem ao ar livre, por precisarem de muita luz direta ou ventilação. Nesses casos, não arrisque usa-las dentro de casa porque não irão durar muito tempo.

Na hora de escolher as espécies, pense como ela vai se adaptar à sua rotina. Se ela vai precisar de muita rega, você terá tempo para isso? Caso contrário, busque plantas que necessitem de poucos cuidados, como a jiboia, cactos ou suculentas.

plantas na decoração

plantas na decoração

Combinando os tipos de plantas na decoração

Para deixar a decoração mais atraente, tente combinar plantas com tipos de folhas e formatos diferentes. O contraste entre as cores e texturas das folhas também vão criar efeitos interessantes.

plantas na decoração

Se for usar as plantas em estantes e prateleiras altas, escolha as espécies pendentes. Já se elas forem ficar sobre mesas de centro, mesas laterais ou aparadores, prefira as espécias que sejam bonitas vistas de cima.

plantas na decoração

plantas na decoração

Liliana Zenaro

Liliana Zenaro

Liliana Zenaro é engenheira e designer de interiores. Seu trabalho alia a bagagem técnica à criatividade e ao senso estético adquiridos com sua formação. O resultado são espaços contemporâneos, sofisticados e acolhedores, refletindo equilíbrio e conforto.

Nenhum Comentário

Enviar Comentário

× Entre em contato