
Mesa de centro – como escolher
Mesa de centro – dicas para escolher a melhor opção para a sua sala
A mesa de centro é uma peça muito importante na decoração da sala de estar. Ela é multifuncional, por isso precisa ser escolhida observando não apenas a estética, mas também o uso que se quer dar a ela. Veja nossas dicas e acerte na escolha!
Mesa de centro e funcionalidade
A mesa de centro pode servir para apoiar livros, bebida, comida e até jogos. Também para as crianças brincarem ou como apoio para os pés.
Mas como ela é o centro das atenções, é preciso escolher a mesa certa para o seu espaço.
Precisa de um Projeto de Decoração?
Dessa forma, pense no que sente falta dentro do seu ambiente e tente encontrar um modelo que atenda às suas necessidades.
Tamanho ideal da mesa de centro
Para saber se uma mesa tem as dimensões corretas para a sua sala, veja o espaço livre entre os sofás e poltronas. Calcule uma distância entre 40cm e 50cm entre eles e a mesa e, com isso, você terá a medida ideal da mesa de centro.
A mesa não pode ficar muito longe dos sofás, porque assim dificultaria o acesso a ela para apoiar qualquer objeto.
Outro detalhe importante a ser observado é a altura da mesa. Ela deve ter, no máximo, a altura dos assentos ao seu redor. Lembre-se que você deve apoiar um copo sobre a mesa abaixando-se, e não levantando. E também é importante que ela não atrapalhe a visão dos sofás e poltronas.
As mesas mais modernas têm alturas baixas, mas observe se as pessoas que irão utilizá-las terão dificuldade em pegar coisas em alturas baixas demais.
Se você tiver os assentos da sala formando um “L”, pode colocar uma mesa de centro menor e complementar o layout com puffs ou banquetas.
Ambiente Artefacto
Modelo ideal da mesa de centro
Se o espaço entre os sofás for generoso, você pode optar por colocar uma mesa grande. Ou, se quiser ser mais atual, a tendência do momento é usar mais de um modelo de mesa para compor o centro.
Dessa forma, escolha materiais, formatos e alturas diferentes, de forma que as mesas se encaixem entre si. Assim, você consegue criar um elemento decorativo e personalizar a sua sala.
Mesa de centro para salas pequenas
Se sua sala for pequena, privilegie a escolha de modelos visualmente leves. Nesse caso, prefira mesas com tampo de vidro. Elas irão permitir uma visão do tapete e dos móveis ao redor, além de aumentar a sensação de amplidão.
Para que a mesa com tampo de vidro seja prática e leve, aposte em bases ou pés metalizados. Porque bases em madeira podem pesar no visual. E bases em vidro são frágeis, podendo lascar facilmente. Os tons metalizados dourados estão em alto no momento e fazem bonito em qualquer ambiente contemporâneo.
Como decorar sua mesa
Sempre tenha plantas sobre a mesa de centro. Podem ser flores de corte, orquídeas ou folhagens verdes. Trazer o verde para dentro de casa é uma tendência nos dias atuais. Assim, nada como a mesa de centro para começar a praticar essa tendência. Crie também arranjos com pequenos vasos, repetindo flores ou folhagens. Essa opção, além de elegante, traz equilíbrio à decoração.
Além disso, o verde conversa com qualquer elemento decorativo, como livros, esculturas de mesa e velas.
Os livros são sempre uma escolha certeira na decoração da mesa de centro. Escolha temas que sejam do seu agrado, ou que sejam relativos a seus hobbies, e monte algumas pilhas deles sobre a mesa. Fica interessante até para os convidados folhearem enquanto conversam.
Se você gosta de muitos objetos sobre a mesa, pode organizá-los sobre bandejas e setorizar a decoração.
Também é bacana colocar objetos de família ou viagens, que remetam a memórias afetivas e tragam boas lembranças.
E confie no seu olhar. Vá ajeitando tudo até que o resultado fique equilibrado e harmonioso, tanto em termos de alturas quanto de cores.
Nenhum Comentário