(11) 5535-8051 | (11) 98199-4322
integração de ambientes

Integração de ambientes: 5 dicas para ampliar seu espaço

A integração de ambientes  comporta vários usos em uma área sem divisões

Integração de ambientes: como juntar espaços

A integração de ambientes é muito usada hoje em dia, pois oferece uma solução para quem tem pouca área. Além de proporcionar a convivência entre os moradores, a integração permite que diversas tarefas sejam executadas por eles no mesmo espaço.

Neste projeto, por exemplo, os proprietários solicitaram uma área social onde todos, adultos e crianças, pudessem conviver juntos em diversas ocasiões. Além disse, era importante que não houvessem áreas muito segmentadas, pois eles estavam acostumados com espaços bem maiores.

Para atingir esse objetivo, o 4º dormitório foi incorporado à sala através da demolição das paredes. O mesmo foi feito para a varanda, que tinha churrasqueira, coifa e pia. Elas foram totalmente demolidas para virarem uma área de prolongamento da sala. Assim, as portas foram removidas e foi utilizado o mesmo piso da sala, o que permitiu a integração total dos ambientes.

Precisa de um Projeto de Decoração?

integração de ambientes

Projeto de Liliana Zenaro

O resultado foi a integração de todas as áreas com diferentes funções individualmente, ou com a função única de receber e acomodar bem bastante gente. O espaço é plenamente usado no dia-a-dia e permite que a família conviva sempre, em todas as ocasiões. Assim, não requer áreas específicas de estar, home-office, TV e videogames para crianças.

Integração de ambientes: quando tirar partido de ambientes integrados na decoração

A integração de espaços deve ser usada em duas situações. Na primeira, quando se tem pouco espaço para adaptar diversos ambientes, a integração é uma solução que traz a sensação de amplitude, que é tão buscada nos apartamentos cada vez menores.

Outra situação é quando há o desejo de se ter espaços com múltiplos usos, como, por exemplo, cozinha junto ao living ou banheiro junto ao closet.

Ultimamente, as construtoras têm projetados varandas com áreas tão grandes ou até maiores que a área dedicada ao living. Tirar partido dessa distribuição para aumentar o espaço de convívio social é uma boa saída, onde se pode unir áreas gourmet, estar e bar, como neste apartamento de 180m2.

integração de ambientes

Projeto de Liliana Zenaro

Em situações em que se queira ter os dois usos, tanto integrado quanto separado, pode-se tirar partido de elementos como portas de correr, painéis ou biombos para separar ou unir os ambientes.

Integração de ambientes: os benefícios da integração de ambientes

A sensação de amplitude e o convívio inteligente entre as pessoas são alguns dos pontos positivos na integração de ambientes. O conceito de espaços integrados também acaba economizando recursos, pois cria espaços multitarefa com mobiliário e acessórios otimizados. Ou seja, usa-se menos peças do que usaríamos em ambientes separados.

Integração de ambientes: como dar unidade aos espaços integrados

Para que os espaços integrados tenham unidade, alguns pontos são imprescindíveis. Utilizar o mesmo piso é um deles, o que ainda aumenta a sensação de espaço. Mas, se ao remover paredes para integrar os ambientes for descoberta uma diferença no nível do contrapiso, é preciso que ela seja nivelada. O mesmo vale para o forro de gesso, que também tem que ser unificado.

A iluminação, ponto chave para valorizar a decoração, também deve seguir a mesma linha por todos os ambientes.

Do ponto de vista da decoração, aposte em móveis com tons neutros para não gerar muita interferência. Para isso, use pontos de cor em acessórios  e objetos decorativos para não pesar no visual. Busque também o equilíbrio entre todos os elementos.

integração de ambientes

Projeto de Liliana Zenaro

Integração de ambientes: o contraste de cores e materiais valoriza os espaços integrados

O uso de uma base neutra permite ousar nos detalhes e, dessa forma, trazer personalidade ao espaço. Ao acrescentar uma  cor mais vibrante, quebra-se a monotonia e adiciona-se calor aos ambientes. Assim, o contraste entre as texturas dos móveis, tecidos e revestimentos valoriza qualquer ambiente e traz aconchego. Mas o importante é dosar as formas, cores e materiais para se obter o equilíbrio e obter um espaço convidativo e acolhedor.

integração de ambientes

Projeto de Liliana Zenaro

Gostou deste post? Compartilhe!

Liliana Zenaro

Liliana Zenaro

Liliana Zenaro é engenheira e designer de interiores. Seu trabalho alia a bagagem técnica à criatividade e ao senso estético adquiridos com sua formação. O resultado são espaços contemporâneos, sofisticados e acolhedores, refletindo equilíbrio e conforto.

Nenhum Comentário

Enviar Comentário

× Entre em contato