(11) 5535-8051 | (11) 98199-4322

Dicas para fazer a sua cozinha planejada

cozinha planejada

Dicas para fazer a sua cozinha planejada

Veja como ter uma cozinha planejada seguindo nossas dicas

Ao planejar uma cozinha nova, os objetivos devem ser: ter o máximo de funcionalidade e otimizar o espaço existente. Mas existem outras dicas que devem ser levadas em conta ao fazer sua cozinha planejada. Veja abaixo nossas sugestões!

Aproveitamento de armários na cozinha planejada

Qualquer cozinha, seja pequena ou grande, só será funcional se tiver armários adequados a tudo o que se quer guardar. Dessa forma, o primeiro passo é levantar tudo o que você precisa guardar. Assim, contabilize louças, copos, talheres, panelas e bandejas. Pense em como gostaria de guardar cada item. E não esqueça da despensa para alimentos.

Esse também é o momento para repensar se tudo o que você possui é útil ou não. O que não for, deve ser descartado para abrir espaço para outras coisas. Assim, você poderá ter opções de armazenamento mais decorativas e leves, como prateleiras e nichos abertos. Eles deixam o visual mais leve do que ter armários fechados até o teto. E também custam bem menos.

Precisa de um Projeto de Decoração?

cozinha planejada

Projeto de decoração de cozinha por Liliana Zenaro

cozinha planejada

 

Escolha dos materiais para os tampos da cozinha

Os tampos de uma cozinha planejada devem refletir o uso que ela terá. Para uma cozinha com uso pesado, onde se preparam várias refeições por dia, escolha materiais bem resistentes. O granito e o quartzo são materiais que encaram bem um uso constante. E, nesse caso, você ficará livre de preocupações e de manutenção.

Já se você tiver uma cozinha americana, que se abre para uma área social, poderá usar um pouco nos materiais. Dessa forma, escolha os mais resistentes para o tampo onde ficará o fogão e a cuba. E ouse em materiais mais elegantes, como madeira e mármore, para o tampo que estará voltado para a sala.

cozinha planejada

cozinha planejada

cozinha planejada

Projeto de decoração de cozinha por Liliana Zenaro

Escolha dos eletrodomésticos na cozinha planejada

A escolha dos equipamentos em uma cozinha planejada também depende do uso que ela terá. Se você recebe muitas pessoas, então uma lavalouças será importante. Nesse caso, um cooktop com 5 bocas e um forno elétrico também são a melhor combinação. Já se o espaço for pequeno, melhor escolher um cooktop ou fogão menores. Existem também fornos elétricos que têm função de microondas conjugada, o que é uma excelente escolha para poupar espaço.

Em qualquer situação, escolha eletrodomésticos que tenham selo verde, que economizem energia e tenham uso sustentável.

cozinha planejada

cozinha planejada

Projeto de decoração de cozinha de Liliana Zenaro

Escolha dos metais na cozinha planejada

Uma das coisas que mais chama a atenção na cozinha é a torneira. Mas hoje esse elemento não precisa ser apenas bonito. Os fabricantes lançam anualmente modelos muito funcionais, como misturadores com filtro acoplado ou ducha embutida. Também há modelos que usam o ozônio para higienizar alimentos já na lavagem. O ozônio é um gás natural que, ao se misturar à água, elimina bactérias e remove agrotóxicos.

Se sua escolha não for por uma geladeira com filtro na porta, não se preocupe em ter um filtro feio na cozinha. Porque você pode encontrar modelos que podem ser fixados na parede e que têm design clean e elegante.

Ainda falando sobre metais, os puxadores dos armários também se encaixam nessa categoria. Logo, eles podem ser escolhidos para chamar a atenção e deixar a cozinha mais linda. Mas você também pode escolher modelos que não apareçam e deixem os outros elementos serem o destaque.

cozinha planejada

cozinha planejada

Revestimentos para piso e parede da cozinha

A escolha dos revestimentos da cozinha planejada deve ser feita com cuidado. Eles devem conversar com o restante do projeto e podem ser neutros ou criar destaque. Assim, a busca pelo equilíbrio e harmonia é importante. Logo, se optar por um piso desenhado, como ladrilho hidráulico, prefira compor as paredes com peças lisas. Mas se a ideia for destacar o frontão da pia com revestimentos diferenciados, então escolha pisos de padronagem lisa.

Entre os materiais mais usados estão os porcelanatos, granitos, cerâmicas, ladrilhos e cimento queimado. O porcelanato e o granito são muito resistentes e demandam baixa manutenção. Por isso, são as melhores escolhas para pisos. Já para as paredes, prefira cerâmicas em formatos diferentes, que possam compor desenhos. Outra opção é apostar nos porcelanatos que imitam mármore, que são uma forte tendência no momento.

Cozinha planejada

Cozinha planejada

cozinha planejada

Iluminação na cozinha planejada

A iluminação é um elemento importante em qualquer ambiente da casa. Mas na cozinha ela é ainda mais importante. Além de acrescentar beleza ao ambiente e destacar a decoração, ela deve ser funcional. Logo, ela deve ser planejada para que se tenha uma boa visão dos alimentos.

Um bom projeto de iluminação combina vários tipos de luz. Assim, use pendentes decorativos para iluminar ilhas de trabalho ou mesas e bancadas de refeição. Mas, se quiser criar uma uma atmosfera acolhedora, aposte nas fitas de led. Elas podem ser embutidas em armários e gabinetes e ajudam na área de trabalho. E, por fim, deve-se ter uma iluminação difusa, que seja capaz de criar a luz necessária para o ambiente como um todo.

cozinha planejada

Liliana Zenaro

Liliana Zenaro

Liliana Zenaro é engenheira e designer de interiores. Seu trabalho alia a bagagem técnica à criatividade e ao senso estético adquiridos com sua formação. O resultado são espaços contemporâneos, sofisticados e acolhedores, refletindo equilíbrio e conforto.

Nenhum Comentário

Enviar Comentário

× Entre em contato