(11) 5535-8051 | (11) 98199-4322

Dicas de iluminação para banheiro

dicas de iluminação para banheiro

Dicas de iluminação para banheiro

Nossas dicas de iluminação para banheiro vão deixar esse ambiente mais funcional! Veja como!

O banheiro é um ambiente onde a iluminação é fundamental. Seja para torná-lo aconchegante para descansar tomando banho após um dia de trabalho, seja para proporcionar a luz perfeita para maquiagem ou para se barbear. Siga nossas dicas de iluminação para banheiro e veja como transformar esse espaço em um ambiente acolhedor e funcional.

Dicas de iluminação para banheiro – luminárias embutidas no teto

Normalmente, os banheiros, principalmente em apartamentos, possuem forro de gesso rebaixando o teto. Dessa forma, fica muito mais fácil montar um projeto de luminotécnica adequado. Porque, assim, pode-se criar diversos pontos de luz espalhados pelo ambiente. E cada um desses pontos pode ter a função adequada para cada espaço. Ou seja, sobre o tampo com as cubas, podemos usar uma luz direcionada. E, para o box, podemos criar um iluminação mais cênica e aconchegante. No caso do espelho, pode-se usar uma luz mais intensa para facilitar a maquiagem ou a barba, que, combinada com uma luz frontal, cria a luz perfeita e sem sombras. E não esqueça da luz central, que dará uma iluminação geral ao espaço.

iluminação em banheiros

Iluminação com peças de sobrepor ou plafonds

Caso o seu banheiro não tenha forro de gesso, o ideal é utilizar luminárias de sobrepor ou plafonds. No caso das luminárias de sobrepor, escolha os mesmos tipos de lâmpada que escolheria se elas fossem embutidas. Ou seja, prefira lâmpadas mini dicroicas para dentro do box e lâmpadas de facho mais aberto no centro do banheiro. Para a área da cuba e espelho, combine lâmpadas lineares com lâmpadas focadas.

Precisa de um Projeto de Decoração?

banheiro com plafond

Uma opção mais simples e barata é usar plafonds, que são luminárias com acabamento em vidro ou acrílico. Elas criam uma iluminação difusa e intensa, o que garante bastante luz no ambiente.

Peças decorativas e iluminação cênica no banheiro

Quando o banheiro é grande, e pode ser chamado de sala de banho, o uso de peças decorativas e lustres pode criar um diferencial no ambiente.

Prefira usar peças desse tipo sobre a área da banheira, delimitando um espaço elegante e de relaxamento. Mas sempre combine essa ideia com as luminárias embutidas, que irão garantir a iluminação direcionada e funcional.

lustre no banheiro

Uma ideia que está em alta, por acrescentar charme e aconchego, é a iluminação de nichos embutidos. Dessa forma, é possível utilizar somente essa luz indireta quando o objetivo é relaxar. Além de ser um elemento decorativo que destaca os revestimentos e os objetos nessa área.

Banheira de limestone

Espelhos com iluminação posterior, quer jogam a luz para cima ou para baixo, também criam um efeito decorativo bonito. Mas essa luz não serve para maquiagem ou barba, porque seu efeito é apenas criar um ambiente intimista.

espelho iluminado

Dicas de iluminação para banheiro – como iluminar espelhos

Uma vez que a luz geral do teto cria sombras no rosto,  o ideal é trabalhar pontos de luz  nas laterais do espelho. A iluminação adequada para a área de maquiagem e barba deve combinar a luz que vem de cima com uma luz que vem da frente de quem olha para o espelho.

espelho com led

Dessa forma, aposte em arandelas nos dois lados do espelho. Ou então, use a solução mais moderna e atual, que é colocar fitas de led embutidas no próprio espelho. Você poderá encontrar espelhos que já vêm prontos com essa solução, ou mandar executar sob medida. Basta fazer uma base afastada da parede para colar o espelho, e sobre essa mesma base colar perfis em acrílico com fitas de led embutidas. O único cuidado a tomar é escolher a fita de led com um nível de luminância que não gere ofuscamento.

espelho com led

Como escolher as lâmpadas adequadas

Para as áreas fora do box, recomenda-se o uso de lâmpadas de led, nos formato de minidicroica e dicroica. Prefira as minidicroicas para os nichos embutidos e para paredes onde quiser destacar algum elemento, como um revestimento diferenciado. Para a luz geral e sobre o tampo da pia, use as dicroicas. Para a área do box, prefira lâmpadas de led no formato PAR20. Por ser vedada, ela é resistente ao vapor e à umidade.

Para as fitas de led, escolha as que têm temperatura mais quente, com 3000K. Elas têm um índice de reprodução de cor alto e são acolhedoras, ou seja, não são brancas como as lâmpadas usadas em áreas de serviço.

Liliana Zenaro

Liliana Zenaro

Liliana Zenaro é engenheira e designer de interiores. Seu trabalho alia a bagagem técnica à criatividade e ao senso estético adquiridos com sua formação. O resultado são espaços contemporâneos, sofisticados e acolhedores, refletindo equilíbrio e conforto.

Nenhum Comentário

Enviar Comentário

× Entre em contato