
Dicas de decoração: 7 erros comuns ao decorar a casa
Siga nossas dicas de decoração e evite cometer um dos 7 erros comuns ao decorar a casa ou apartamento.
Muitas pessoas decidem não contratar a assessoria de um profissional na hora de decorar a casa. Os motivos são os mais diversos: gostar de fazer tudo sozinho, falta de verba, desconhecimento da forma de trabalhar dos designers de interiores, etc. Se esse é o seu caso, veja nossas dicas para evitar cometer um dos 7 erros comuns ao decorar a casa.
1 – Escolher móveis maiores que os ideais
Um dos 7 erros comuns ao decorar a casa é escolher móveis grandes demais. A consequência é ter uma sala com aspecto de entulhada e, pior ainda, com circulação prejudicada. Móveis grandes demais fazem com que os ambientes pareçam menores do que realmente são.
Como evitar esse erro? Com uma trena, meça todas as dimensões da sala. Escolha a escala que vai usar (1:10, 1:25, 1:100), dependendo do tamanho do ambiente. Depois, desenhe a sala ou quarto em um papel milimetrado ou quadriculado. Compre um escalímetro (régua que faz a relação das medidas reais com a escala escolhida) para desenhar os móveis na medida real. Considere a circulação entre os móveis (de 60 a 90 cm) no desenho. Assim, a chance de errar fica bem menor.
Precisa de um Projeto de Decoração?
Projeto em Houzz
2 – Esquecer dos espaços para circulação
Outro dos 7 erros comuns ao decorar a casa é não levar em conta os corredores de circulação entre móveis e paredes. A circulação é um elemento essencial para a harmonia do ambiente e para o conforto de quem vive nele.
Assim, escolha os móveis, como sofás e camas, proporcionais ao tamanho do ambiente. E adicione passagens de no mínimo 60 cm entre a cama e a parede ou entre o sofá e a mesa de centro. Para corredores ou passagens usadas com frequência, considere 80 cm. Já na cozinha, 90 cm são ideais.
Projeto em Houzz
3 – Usar iluminação insuficiente ou em excesso
A iluminação é um dos elementos mais importantes na decoração da casa ou apartamento. Um dos 7 erros comuns ao decorar a casa é usar lâmpadas em excesso ou iluminação insuficiente. Além da falta de conforto, a iluminação errada pode diminuir a sensação de espaço ou destacar elementos errados.
Além disso, não se limite apenas à iluminação direta. Use iluminação decorativa, como abajures, para aquecer o ambiente. E espalhe pontos de iluminação mais cênica, que darão destaque a objetos como quadros e enfeites.
Fazer um projeto de iluminação é o melhor caminho para acertar esse item. Afinal, é necessário conhecimento técnico para calcular a quantidade de luz necessária para cada ambiente. As boas lojas de iluminação podem auxiliá-lo, desenvolvendo projetos ou consultorias específicas para suas necessidades.
Projeto em Houzz
4 – Não aproveitar todos os espaços
Sem a assessoria de um profissional, um dos 7 erros comuns ao decorar a casa é não saber aproveitar todo o espaço disponível em um ambiente.
Não é porque um ambiente é pequeno que ele não pode ter um bom espaço para armazenamento. Por isso, as soluções em marcenaria são perfeitas para esse fim. Com marcenaria planejada, é possível criar peças práticas e, ao mesmo tempo, decorativas.
Dessa forma, tire partido de nichos, prateleiras e armários suspensos. Peças soltas não pesam tanto no visual e adicionam graça ao ambiente.
Projeto em Houzz
5 – Exagerar nos objetos decorativos
Uma sala ou quarto com objetos em excesso vai criar uma sensação de poluição visual e espaço congestionado. Um dos 7 erros comuns ao decorar a casa é não pensar sobre os elementos que se quer expor. Assim, siga um estilo e use peças que realmente deixem o ambiente mais bonito e, ao mesmo tempo, funcional.
Evite expor todos os objetos de viagem ou coleções. Por isso, escolha apenas uma amostra do que é mais marcante para você e guarde o resto. Aqui vale a máxima “menos é mais”.
Projeto em Houzz
6 – Escolher o tapete errado
Outro dos 7 erros comuns ao decorar a casa é escolher o tapete na medida ou no estilo errado.
A regra aqui é bem simples: o tapete deve avançar de 15 a 20 cm sob o sofá e o mesmo tanto para as laterais dele. Mas, nesse caso, as mesas laterais ou de apoio devem ficar totalmente fora do tapete. Caso contrário, ficarão bambas.
Com relação ao estilo, para não errar, escolha um modelo neutro e que setorize o ambiente. Para decorar com tapetes com estampas ou coloridos, escolha ambientes menores ou use esses modelos em passadeiras. Mas cuidado na escolha do material. Os materiais naturais, como algodão e lã, são muito mais confortáveis, mas difíceis de manter. Já os materiais sintéticos como nylon e poliéster são ideais para quem tem crianças e pets ou não tem tempo para manutenção.
Projeto em Houzz
7 – Não saber usar cores
Há quem pense que decorar sem cores é mais fácil. Mas uma casa sem cor fica fria e sem graça. Realmente, saber combinar e usar cores requer bom senso e bom gosto. Mas se achar que essa é uma tarefa difícil, aposte em tons neutros para a base e peças grandes, como sofás e tapetes. Depois, use a cor apenas pontualmente, em objetos como almofadas, vasos e quadros.
Assim, quando a decoração enjoar ou quiser dar uma renovada nela, troque essas peças de lugar e misture-as com peças novas.
Projeto de Liliana Zenaro
Nenhum Comentário