(11) 5535-8051 | (11) 98199-4322

Decoração e bem estar : casa com conforto

decoração confortável

Decoração e bem estar : casa com conforto

Decoração e bem estar : pontos importantes para ter criar um espaço que proporcione bem estar e conforto

Como aliar decoração e bem estar ?A neuroarquitetura é o estudo que relaciona o corpo e a mente com as construções onde trabalhamos e vivemos. Em um mundo cheio de atribulações e ansiedades, profissionais da arquitetura e decoração têm recorrido a estudos científicos para projetar casas e escritórios que proporcionem bem estar às pessoas que irão ocupar esses espaços.

É comprovado que nossos sentidos, percepções, pensamentos e emoções respondem à qualidade do ar, da luz, do som, das cores e texturas presentes nos ambientes que vivemos.

decoração de quarto

Precisa de um Projeto de Decoração?

 

Veja alguns pontos importantes para aliar decoração e bem estar nos projetos de decoração:

Ambientes calmos

Em um mundo onde somos superestimulados o tempo todo, precisamos buscar diminuir os estímulos dentro de casa para conseguir ter bem estar. Dessa forma, crie ambientes livres de estímulos digitais e que proporcionem a convivência entre as pessoas.

decoração com cores claras

Assim, o ponto de partida para a decoração e bem estar é o indivíduo. Para isso, privilegie as pessoas quando for planejar o espaço, e não o computador ou a TV. Valorize a entrada do sol e crie ambientes e cantos calmos e silenciosos.

decoração de quarto

Decoração e bem estar focados na iluminação

A exposição à luz equilibra o ritmo do corpo e da mente. Dessa forma, a luz do sol é chave na composição de um espaço. Por isso, distribua os móveis de forma a criar espaços com sol da manhã. Dessa forma, evite o calor em excesso do sol da tarde.

decoração contemporânea

Se você trabalha em casa, posicione a mesa de trabalho próxima a uma janela que se beneficie da luz natural. Se ela tiver uma vista agradável, melhor ainda!

decoração de home office

Da mesma forma que a luz alegra e dá energia, a diminuição da luz proporciona relaxamento, impactando diretamente o ritmo biológico e cardíaco.

Assim, é importante não ficar exposto à luz azul, ou seja, de equipamentos como celulares e tablets, ao final do dia. Isso pode melhorar o sono, digestão e apetite.

Planeje também ter luminárias com dimmer, que podem diminuir a intensidade das lâmpadas facilmente quando se pretende descansar. Evite assistir TV no quarto e tenha um sistema de persianas e cortinas que barre a luz da cidade à noite.

Barulho, decoração e bem estar

Todos sabem o quanto o barulho pode deixar um ambiente desconfortável. Dessa forma, em casa deve-se estudar os ambientes onde a ausência de som é importante. Por exemplo, em espaços de concentração e trabalho, o silêncio deve ser privilegiado. Do ponto de vista da decoração, isso pode ser atingido usando materiais adequados para absorver ou barrar o som. Por exemplo, uso de tapetes e carpetes no piso e papel ou tecidos nas paredes.

Quarto com varanda

Conexão com a natureza

Trazer a natureza para dentro de casa é crucial quando se deseja atingir bem estar. A decoração é o meio através do qual pode-se ampliar ou introduzir o contato com a natureza, seja através do uso de vidro para permitir a visão do exterior ou através da especificação de materiais naturais para revestimentos de móveis e superfícies.

parede de tijolo

O som da água também traz, comprovadamente, bem estar. Não é preciso morar na praia para se beneficiar disso. Mas basta a colocação de uma pequena fonte de água na varanda ou no jardim para relaxar ao som da natureza, sempre que for preciso.

Organização e bem estar

É comprovado pela ciência que espaços organizados e livres de bagunça trazem mais calma e satisfação para quem habita. E a explicação é simples: ambientes lotados geram estímulos e distração em excesso. Assim, após se desfazer de tudo o que for desnecessário, vale investir tempo em organizar e deixar tudo à mão. A vida fica mais fácil e tranquila.

cozinha azul

Liliana Zenaro

Liliana Zenaro é engenheira e designer de interiores. Seu trabalho alia a bagagem técnica à criatividade e ao senso estético adquiridos com sua formação. O resultado são espaços contemporâneos, sofisticados e acolhedores, refletindo equilíbrio e conforto.

Nenhum Comentário

Enviar Comentário

× Entre em contato