(11) 5535-8051 | (11) 98199-4322

Decoração aconchegante

Decoração aconchegante

Decoração aconchegante

Decoração aconchegante é aquela que deixa os espaços convidativos e agradáveis, e que faz bem à saúde física e mental.

Um projeto de decoração aconchegante cria ambientes onde se tem prazer em ficar. Estudos de neuroarquitetura mostram que as percepções, pensamentos e emoções respondem à qualidade da luz, às cores e texturas dos móveis e objetos e às dimensões dos espaços.

banheiro aconchegante

Em uma época onde a tendência é cada vez ficar mais em casa, é importante construir espaços que aumentem o bem estar dos moradores e que sejam propícios ao descanso e relaxamento.


Precisa de um Projeto de Decoração?


Sala de jantar escandinava

Veja, a seguir, algumas dicas de como incorporar o aconchego na decoração da casa.

Crie espaços calmos

Em uma sociedade com excesso de estímulos e de informação, o que se espera da casa é um lugar próprio para o descanso, que convide ao relaxamento e que seja gostoso de estar. Para isso, crie espaços calmos dentro de alguns ambientes, sem distrações eletrônicas, e que estimule o convívio com a família e com os amigos.

Isso não quer dizer que esse espaço tenha que ser minimalista, mas que seja uma área construída com foco nas pessoas. Por exemplo, um canto para curtir um hobby, para cuidar das plantas, ou um espaço onde apenas seja gostoso sentar e tomar sol. Ou ainda um canto silencioso, bom para ler ou estudar. E não esqueça também espaços apropriados ao convívio.

Canto de leitura

Privilegie a luz natural na decoração aconchegante

A luz do sol dá ritmo à vida e é muito mais eficaz que a luz artificial. Por isso, componha a decoração do ambiente a partir de entradas de luz natural, colocando móveis próximos às janelas e portas de vidro. Mas, ao mesmo tempo, use cortinas para dosar a quantidade de luz e calor que entram por esses vãos.

Hall de entrada clean

Os ambientes onde passamos a maior parte do dia devem ter janelas grandes e bem iluminadas. Assim, se você trabalhar em casa, crie seu espaço de trabalho a partir desse princípio. E, se tiver uma vista ou paisagem para dar uma quebrada no dia e apreciar a natureza, tanto melhor.

Projete a iluminação artificial

Tão importante quanto a luz em abundância, a penumbra e o escuro também ditam o ritmo cardíaco e o relógio biológico. Dessa forma, use dimmers para poder diminuir a intensidade da luz quando estiver chegando a hora do descanso. Outra dica é separar as luminárias em circuitos diferentes, de forma a poder apagar algumas quando quiser relaxar e receber menos estímulos. E evite a luz de equipamentos digitais, como celulares, tablets e TVs, quando estiver se preparando para dormir.

quarto aconchegante

Conecte-se com a natureza para ter uma decoração aconchegante

O barulho da água correndo ou do vento nas plantas é, com certeza, relaxante. Assim, na decoração, aplique esse princípio trazendo o máximo de natureza para dentro de casa.

Use plantas em todos os ambientes, sejam elas flores de corte ou espécies mais duradouras. Mas, se você tiver um espaço apropriado, como um quintal ou terraço, invista em pequenas fontes de água para poder relaxar com o som que elas produzem.

sala de estar aconchegante

Prefira os materiais de origem natural

Madeira, fibras naturais e tecidos como algodão, linho e lã são escolhas certas para deixar a decoração aconchegante. Para isso, use em elementos de destaque, como na mesa de jantar ou de centro, e como revestimento para sofás e cadeiras. Ou ainda em detalhes decorativos, como almofadas e mantas. O acolhimento gerado por esses materiais é explicado pelo toque agradável e pelo fato de remeterem à natureza e facilitar a conexão com ela.

Mantenha a organização

Estudos mostram que uma casa organizada dá mais prazer aos seus moradores. Dessa forma, a bagunça e o excesso, por outro lado, geram distração e excesso de informação, gerando um sentimento de incômodo, que muitas vezes nem é percebido.

Assim, desfaça-se de tudo o que não é necessário e procure formas de guardar, de forma organizada, os seus pertences.

Decoração aconchegante

Liliana Zenaro

Liliana Zenaro

Liliana Zenaro é engenheira e designer de interiores. Seu trabalho alia a bagagem técnica à criatividade e ao senso estético adquiridos com sua formação. O resultado são espaços contemporâneos, sofisticados e acolhedores, refletindo equilíbrio e conforto.

Nenhum Comentário

Enviar Comentário

× Entre em contato