(11) 5535-8051 | (11) 98199-4322

Como trabalha um designer de interiores

Como trabalha um designer de interiores

Como trabalha um designer de interiores? Você ainda pode ouvir falar em arquitetura de interiores ou decorador. Qual a diferença entre eles e quais as áreas de atuação de cada profissional?

O termo designer de interiores é recente e se refere ao profissional que se foca nos espaços internos da casa, dos escritórios ou de comércios. Neste artigo vamos mostrar como trabalha um designer de interiores e quais as vantagens de contratar um.

A área de atuação desse profissional é muito mais ampla que a do decorador. Isso porque o designer de interiores desenvolve antes um projeto extenso e completo, até chegar na decoração residencial ou corporativa.

Esse profissional não se preocupa apenas com a estética, mas principalmente com aspectos técnicos como a ergonomia, conforto, iluminação, estudos dos espaços e escolha dos materiais. Além de projetar, ele também gerencia e acompanha toda a execução do projeto, cuidando dos custos e cronograma.

Normalmente, o trabalho do decorador se foca mais na estética, na escolha e combinação de revestimentos e cores. Seu trabalho é menos técnico e mais artístico, portanto mais restrito. Por isso, ele não interfere na parte estrutural e nem desenvolve projetos mais específicos, como iluminação ou marcenaria. Dessa forma, seu trabalho é um complemento ao projeto de reforma de interiores.

Como trabalha um designer de interiores e por que contratar

Contratar um Designer de Interiores, ao contrário do que muitos pensam, leva o cliente a economizar e otimizar seus projetos de reforma e decoração.

A experiência de um designer de interiores e o seu conhecimento de bons fornecedores, de materiais adequados e do processo de uma reforma compensa todo o investimento feito na contratação desse profissional.

Isso evita que o cliente se preocupe com detalhes, orçamentos, gerenciamento de mão de obra e prazos. Além de garantir, como resultado do projeto, espaços bem aproveitados, funcionais e harmônicos.

É sempre bom lembrar que uma casa projetada e decorada por um designer de interiores atrai mais compradores e tem seu valor de venda incrementado.

Como trabalha um designer de interiores e quais os serviços que ele presta

O desenvolvimento de um projeto de interiores engloba várias etapas:

Como trabalha um designer de interiores – Reunião de Briefing:

Esse é o momento em que o cliente apresenta suas necessidades e expectativas para o projeto.

Através de uma conversa bem direcionada, o designer de interiores  entende as prioridades, os gostos e estilo de vida do cliente. Também discute valores do investimento e prazos de execução.

É a partir dessa conversa que o designer de interiores consegue esboçar as primeiras ideias do projeto. Também é o momento de ajudar o cliente a colocar as suas ideias em ordem. Muitas vezes eles não têm segurança sobre o que querem ou precisam.

Como trabalha um designer de interiores – Desenvolvimento do Projeto:

Com base no briefing, são desenvolvidas algumas opções de planta, ou layouts. É nele que o designer de interiores mostra a utilização dos espaços e a distribuição dos móveis.

As vantagens e restrições de cada uma das plantas é apresentada e, após discutir todas as ideias, o projeto final é definido.

como trabalha um designer de interiores

Projeto de layout- Liliana Zenaro

Com essa definição, um projeto 3D é desenvolvido. O projeto 3D é um conjunto de imagens que permite a visualização do resultado final, já com os materiais escolhidos e mobiliário no estilo do cliente. Assim, o cliente consegue ver o projeto tomar forma.

como trabalha um designer de interiores

Projeto 3D – Liliana Zenaro

Como trabalha um designer de interiores – Projeto Executivo, Orçamentos e Cronograma:

Com o projeto de layout aprovado, parte-se para o desenvolvimento do projeto executivo. O projeto executivo envolve tudo o que diz respeito à infraestrutura.

É nesse momento que se definem itens importantes, como pontos elétricos, internet, TV, ar condicionado, automação e iluminação. Depois, as plantas de piso e teto são detalhadas, assim como os desenhos de bancadas, nichos e móveis sob medida.

Aí entram as especificações, que definem a escolha de revestimentos, uso de cores e detalhes, como desenhos de rodapés, portas, etc.

Bastante técnico, esse projeto é encaminhado a diversos fornecedores para um processo de orçamentação detalhado. Assim, o cliente consegue ter uma visão do investimento total e também pode escolher os fornecedores com melhor custo-benefício.

Decoração para sala pequena

Projeto de reforma – Liliana Zenaro

Como trabalha um designer de interiores – Gerenciamento da Reforma:

O gerenciamento, ou acompanhamento da reforma, é a fase onde o escritório faz o projeto acontecer.

Nessa fase, após selecionar e contratar os fornecedores, é criado um cronograma de obra. Como são muitos fornecedores, o gerenciamento garante que eles trabalhem na ordem correta, sem atrapalhar os serviços dos demais ou o resultado final.

O escritório faz visitas para garantir que o projeto está sendo cumprido e os prazos respeitados.

Essa etapa envolve também as visitas às lojas para compras de revestimentos, acabamentos e mobiliário, a fim de garantir que as escolhas estejam de acordo com o projeto.

O gerenciamento é a etapa que garante que tudo o que foi projetado seja executado da maneira correta, com qualidade, dentro do prazo e dos custos previstos.

Como trabalha um designer de interiores – Produção e Decoração:

Um projeto só é finalizado com a casa decorada. A escolha de objetos como almofadas, quadros, vasos, etc. é que vai deixar a casa bonita e convidativa.

O designer de interiores seleciona peças em diversos fornecedores e experimenta na casa do cliente, produzindo todos os ambientes.

como trabalha um designer de interiores

Projeto de decoração – Liliana Zenaro

Ou seja, o trabalho de um designer de interiores é muito mais que combinar tecidos e escolher móveis. Reflete as soluções, o planejamento e coordenação de etapas que levam à criação de ambientes personalizados e únicos, ou seja, ambientes que refletem a forma de viver de cada um.

 

 

Liliana Zenaro

Liliana Zenaro

Liliana Zenaro é engenheira e designer de interiores. Seu trabalho alia a bagagem técnica à criatividade e ao senso estético adquiridos com sua formação. O resultado são espaços contemporâneos, sofisticados e acolhedores, refletindo equilíbrio e conforto.

Nenhum Comentário

Enviar Comentário