Ícone do site Liliana Zenaro Interiores

Estilo escandinavo: guia de decoração

estilo escandinavo

O estilo escandinavo, tão em alta, reflete bem o momento em que vivemos.

Simples e acolhedora, a decoração escandinava valoriza a natureza e transforma a casa em um verdadeiro ninho. Siga nossas dicas e aprenda a escolher as cores, as texturas e o mobiliário típicos desse estilo de decoração.

Se você gosta de espaços simples, iluminados e com cores claras, então a decoração em estilo escandinavo pode ser o caminho para deixar a casa do seu jeito. Sempre combinando elementos modernos e vintage, texturas com toques suaves, cores claras e tons pastel, o estilo escandinavo tem feito fãs pelo mundo todo.

O que é o estilo escandinavo?

Característico dos países do norte europeu, como Noruega, Suécia e Dinamarca, esse estilo de decoração teve como premissa transformar a casa em um lugar acolhedor, onde as pessoas poderiam se abrigar do frio e passar a maior parte do tempo.

Ele despontou na metade do século 20, junto com o movimento modernista que invadiu a Europa. Dessa forma, com uma estética própria, tirou partido da simplicidade, do minimalismo e da conexão com a natureza.

Valoriza espaços claros, móveis de linhas limpas e muito aconchego, através de materiais e texturas convidativas. Ao contrário do estilo estritamente modernista, o estilo escandinavo combina peças vintage e contemporâneas, criando equilíbrio e harmonia.

Quais os elementos chave desse estilo de decoração?

A decoração escandinava é facilmente identificada por ter os seguintes elementos predominantes:

Um ambiente decorado no estilo escandinavo nunca vai ter predominância de cores escuras, móveis em excesso e materiais frios.

Estilo escandinavo e móveis vintage

A combinação de elementos mais retrô, como os móveis de linhas orgânicas típicos da metade do século 20, com tons pastel e uma base neutra, são a fórmula para criar uma decoração no estilo escandinavo.

Peças icônicas se aliam a sofás baixos, tecidos lisos e de cores claras, e muita madeira. Assim, móveis com design de mestres escandinavos, como Arne Jacobsen, Hans Wegner e Verner Panton são escolhas perfeitas para acertar no estilo.

Madeira clara e detalhes rústicos

Do piso à mesa de jantar, a madeira serve de pano de fundo para a decoração. Dessa forma, ela traz o calor e aconchego da natureza para dentro de casa.

Como o objetivo é maximizar a luz, os tons de madeira são sempre claros e pálidos. Assim, pinho e carvalho predominam, e combinam lindamente com os tons nude, preto e branco característicos do estilo escandinavo.

A madeira também é usada em estado natural no piso e em detalhes, como paineis e cabeceiras de cama. Dessa forma, conferem uma atmosfera de campo à decoração.

Acabamentos e texturas

Sempre acolhedor, esse estilo de decoração usa materiais naturais e com toque suave. Por isso, os tons são sempre neutros e o cinza é uma cor coringa para se usar como base em tapetes e móveis grandes. Combina perfeitamente com as madeiras amareladas e pálidas, com o branco e preto e tons pastel.

Dessa forma, estão sempre presentes:

 

Sair da versão mobile