Ícone do site Liliana Zenaro Interiores

Cozinha Adaptada para Idosos: 5 dicas para projetar

cozinha adaptada para idosos

5 Dicas Essenciais para Projetar uma Cozinha Adaptada para Idosos

Quando pensamos em projetar uma cozinha adaptada para idosos, o objetivo principal é garantir segurança, conforto e acessibilidade. Afinal, cozinhar deve ser um prazer para todos, independentemente da idade. Se você está planejando um projeto de interiores para uma cozinha adaptada, confira essas cinco dicas essenciais que vão fazer toda a diferença!

1. Cozinha adaptada para idosos: altura dos armários e uso de gavetas

Nada de subir em banquinhos! Um projeto de interiores para uma cozinha planejada para a terceira idade deve prever a altura dos armários e prateleiras para que tudo esteja ao alcance sem esforço. Assim, os itens mais usados devem ficar na altura dos olhos, evitando esticar demais ou abaixar-se. Dessa forma, a o morador terá mais autonomia para pegar o que precisa sem a ajuda de terceiros.

 

Prefira também o uso de gavetas no lugar de portas com prateleiras. Isso porque as gavetas são mais fáceis de manusear, além de permitir uma visão melhor do interior.

 

2. Iluminação adequada

A boa iluminação é crucial para uma cozinha segura. Planeje uma iluminação geral com lâmpadas de led e instale luminárias extras em áreas de trabalho. Sensores de movimento também são uma ótima ideia para facilitar a circulação, principalmente à noite. Luzes sob os armários podem ajudar a iluminar superfícies de trabalho e torná-las mais visíveis.

 

3. Piso antiderrapante

Nada de escorregar na cozinha! Invista em pisos antiderrapantes que oferecem mais segurança ao andar. Tapetes também devem ser fixos para evitar tropeços. Além disso, considere a instalação de pisos macios, que podem ajudar a amortecer quedas, reduzindo o risco de lesões graves.

 

4. Cozinha adaptada para idosos: eletrodomésticos

Escolha eletrodomésticos que sejam fáceis de usar, com botões grandes e leitura simples. Fornos e micro-ondas com porta de abrir para o lado podem facilitar o acesso. Da mesma forma, eletrodomésticos com temporizadores sonoros e visuais também são úteis para lembrar de desligar os aparelhos após o uso.

 

Outra dica importante é repensar a altura dos eletrodomésticos. Assim, os fornos devem ficar na altura dos olhos. E  máquina de lavar não precisa necessariamente ficar apoiada no chão. Ela fica muito mais funcional na altura da bancada da pia.

 

5. Espaço de Circulação

Garanta que haja espaço suficiente para movimentação, especialmente para aqueles que usam cadeiras de rodas ou andadores. Um layout aberto e espaçoso é sempre uma boa escolha. Considerar a inclusão de mesas e superfícies de trabalho ajustáveis pode proporcionar mais conforto.

 

Com essas dicas, sua cozinha adaptada para idosos vai ser um ambiente seguro, prático e acolhedor.

Curtiu as dicas? Compartilhe este post e deixe um comentário contando suas experiências e sugestões para uma cozinha adaptada para idosos! Vamos juntos criar espaços mais inclusivos! 🏡💬

Sair da versão mobile