Ícone do site Liliana Zenaro Interiores

Como trabalha um designer de interiores

Como trabalha um designer de interiores? Você ainda pode ouvir falar em arquitetura de interiores ou decorador. Qual a diferença entre eles e quais as áreas de atuação de cada profissional?

O termo designer de interiores é recente e se refere ao profissional que se foca nos espaços internos da casa, dos escritórios ou de comércios. Neste artigo vamos mostrar como trabalha um designer de interiores e quais as vantagens de contratar um.

A área de atuação desse profissional é muito mais ampla que a do decorador. Isso porque o designer de interiores desenvolve antes um projeto extenso e completo, até chegar na decoração residencial ou corporativa.

Esse profissional não se preocupa apenas com a estética, mas principalmente com aspectos técnicos como a ergonomia, conforto, iluminação, estudos dos espaços e escolha dos materiais. Além de projetar, ele também gerencia e acompanha toda a execução do projeto, cuidando dos custos e cronograma.

Normalmente, o trabalho do decorador se foca mais na estética, na escolha e combinação de revestimentos e cores. Seu trabalho é menos técnico e mais artístico, portanto mais restrito. Por isso, ele não interfere na parte estrutural e nem desenvolve projetos mais específicos, como iluminação ou marcenaria. Dessa forma, seu trabalho é um complemento ao projeto de reforma de interiores.

Como trabalha um designer de interiores e por que contratar

Contratar um Designer de Interiores, ao contrário do que muitos pensam, leva o cliente a economizar e otimizar seus projetos de reforma e decoração.

A experiência de um designer de interiores e o seu conhecimento de bons fornecedores, de materiais adequados e do processo de uma reforma compensa todo o investimento feito na contratação desse profissional.

Isso evita que o cliente se preocupe com detalhes, orçamentos, gerenciamento de mão de obra e prazos. Além de garantir, como resultado do projeto, espaços bem aproveitados, funcionais e harmônicos.

É sempre bom lembrar que uma casa projetada e decorada por um designer de interiores atrai mais compradores e tem seu valor de venda incrementado.

Como trabalha um designer de interiores e quais os serviços que ele presta

O desenvolvimento de um projeto de interiores engloba várias etapas:

Como trabalha um designer de interiores – Reunião de Briefing:

Esse é o momento em que o cliente apresenta suas necessidades e expectativas para o projeto.

Através de uma conversa bem direcionada, o designer de interiores  entende as prioridades, os gostos e estilo de vida do cliente. Também discute valores do investimento e prazos de execução.

É a partir dessa conversa que o designer de interiores consegue esboçar as primeiras ideias do projeto. Também é o momento de ajudar o cliente a colocar as suas ideias em ordem. Muitas vezes eles não têm segurança sobre o que querem ou precisam.

Como trabalha um designer de interiores – Desenvolvimento do Projeto:

Com base no briefing, são desenvolvidas algumas opções de planta, ou layouts. É nele que o designer de interiores mostra a utilização dos espaços e a distribuição dos móveis.

As vantagens e restrições de cada uma das plantas é apresentada e, após discutir todas as ideias, o projeto final é definido.

Projeto de layout- Liliana Zenaro

Com essa definição, um projeto 3D é desenvolvido. O projeto 3D é um conjunto de imagens que permite a visualização do resultado final, já com os materiais escolhidos e mobiliário no estilo do cliente. Assim, o cliente consegue ver o projeto tomar forma.

Projeto 3D – Liliana Zenaro

Como trabalha um designer de interiores – Projeto Executivo, Orçamentos e Cronograma:

Com o projeto de layout aprovado, parte-se para o desenvolvimento do projeto executivo. O projeto executivo envolve tudo o que diz respeito à infraestrutura.

É nesse momento que se definem itens importantes, como pontos elétricos, internet, TV, ar condicionado, automação e iluminação. Depois, as plantas de piso e teto são detalhadas, assim como os desenhos de bancadas, nichos e móveis sob medida.

Aí entram as especificações, que definem a escolha de revestimentos, uso de cores e detalhes, como desenhos de rodapés, portas, etc.

Bastante técnico, esse projeto é encaminhado a diversos fornecedores para um processo de orçamentação detalhado. Assim, o cliente consegue ter uma visão do investimento total e também pode escolher os fornecedores com melhor custo-benefício.

Projeto de reforma – Liliana Zenaro

Como trabalha um designer de interiores – Gerenciamento da Reforma:

O gerenciamento, ou acompanhamento da reforma, é a fase onde o escritório faz o projeto acontecer.

Nessa fase, após selecionar e contratar os fornecedores, é criado um cronograma de obra. Como são muitos fornecedores, o gerenciamento garante que eles trabalhem na ordem correta, sem atrapalhar os serviços dos demais ou o resultado final.

O escritório faz visitas para garantir que o projeto está sendo cumprido e os prazos respeitados.

Essa etapa envolve também as visitas às lojas para compras de revestimentos, acabamentos e mobiliário, a fim de garantir que as escolhas estejam de acordo com o projeto.

O gerenciamento é a etapa que garante que tudo o que foi projetado seja executado da maneira correta, com qualidade, dentro do prazo e dos custos previstos.

Como trabalha um designer de interiores – Produção e Decoração:

Um projeto só é finalizado com a casa decorada. A escolha de objetos como almofadas, quadros, vasos, etc. é que vai deixar a casa bonita e convidativa.

O designer de interiores seleciona peças em diversos fornecedores e experimenta na casa do cliente, produzindo todos os ambientes.

Projeto de decoração – Liliana Zenaro

Ou seja, o trabalho de um designer de interiores é muito mais que combinar tecidos e escolher móveis. Reflete as soluções, o planejamento e coordenação de etapas que levam à criação de ambientes personalizados e únicos, ou seja, ambientes que refletem a forma de viver de cada um.

 

 

Sair da versão mobile