(11) 5535-8051 | (11) 98199-4322

Tendências em Rodapés

rodapé

Tendências em Rodapés

Tendências em rodapés: variedade de tamanhos e cores

Ao construir ou reformar uma casa existem detalhes que são importantes e fazem toda a diferença para compor a beleza do ambiente. O rodapé é um desses itens que traz mais estilo e um toque de personalidade único à sua casa.

Os rodapés eram usados apenas como um acessório exclusivo para proteção dos danos causados por equipamentos de limpeza, como vassoura, aspirador, rodo etc. Por isso, a intenção era um acessório discreto que passasse despercebido e desempenhasse sua função principal.

Hoje em dia, o rodapé deixou de ser um item puramente funcional e passou a ser um item decorativo, que traz um acabamento à parede. Agora existem inúmeras opções de rodapés no mercado, seja de diferentes materiais – inclusive sustentáveis – e diversos tamanhos e cores.

Tamanhos de rodapé


Precisa de um Projeto de Decoração?


Existem inúmeros tamanhos de rodapés, desde aqueles mais baixos com padrão de 7 cm de altura, até outros de 10, 15, 20 e até 25 cm. Assim, a escolha da altura do rodapé dependerá do intuito do seu projeto arquitetônico e, obviamente do tamanho dos cômodos.

rodapé branco

Quanto maior for seu cômodo, maior poderá ser seu rodapé. Mas quanto menor o espaço, menor o rodapé. Essa regra é indicada para deixar os ambientes mais harmônicos. Assim, caso você utilize rodapés grandes em apartamentos pequenos, a impressão é de que o espaço ficará ainda menor, mais estreito.

rodapé branco

Cores de rodapé

 As tendências de rodapé acompanham as novidades do universo de design de interiores. Existem desde os clássicos que são mais neutros, para pessoas que prezam por ambientes limpos, leves e tradicionais, geralmente na cor branca. Dessa forma, são opções mais seguras, uma vez que são fáceis de combinar e compor diferentes decorações.

Existem outras que carregam mais ousadia, com cores que trazem mais vida ao ambiente, como é o caso de rodapés coloridos, aqueles mais rústicos que imitam madeira, outras mais chamativos com um aspecto mais cintilante.

rodapé colorido

Uma opção de rodapé que vem ganhando mais espaço é o rodapé preto da linha black. Essa linha é uma escolha muito sofisticada e traz inovação para qualquer ambiente. Mas as cores cinza e grafite também seguem a mesma linha. Esses rodapés aparecem como pontos de destaque na decoração e estão ali para serem vistos.

rodapé preto

No caso de escolher o branco, lembre-se de que é uma cor fácil de combinar. Logo, os rodapés podem ser os mesmos nas áreas sociais e/ou íntimas da casa, mesmo que os pisos sejam diferentes, pois haverá uma ideia de continuidade.

rodapé cinza

Em espaços menores, o indicado é utilizar o rodapé da mesma cor do piso, para dar sensação de amplitude. Independente da escolha, é recomendado contratar uma empresa qualificada de rodapé para instalação e um profissional de design de interiores para orientar  na decisão.

Guestpost produzido pela Rodapé Mania, e-commerce de rodapés sustentáveis da Santa Luzia.

Liliana Zenaro

Liliana Zenaro

Liliana Zenaro é engenheira e designer de interiores. Seu trabalho alia a bagagem técnica à criatividade e ao senso estético adquiridos com sua formação. O resultado são espaços contemporâneos, sofisticados e acolhedores, refletindo equilíbrio e conforto.

Nenhum Comentário

Enviar Comentário

× Entre em contato