Cada vez ganhando mais funções, como trabalhar, assistir TV, ler ou meditar, o quarto do casal deve ser planejado para funcionar em todos os usos que são dados a ele. Investir na decoração desse ambiente pode e deve se tornar um grande prazer!

Veja a seguir algumas dicas de como planejar a decoração do seu quarto de casal.

Escolha a cama:

A cama deve ser o ponto de partida no planejamento de qualquer quarto de casal. Faça a sua escolha considerando a beleza do modelo, o conforto, a praticidade e a proporção dentro do ambiente. Camas tipo box ou feitas sob medida são interessantes porque permitem personalizar a cabeceira e adicionar charme ao quarto. Além disso, oferecem a possibilidade de embutir gavetões, que aproveitam o espaço perdido e são perfeitos para guardar a roupa de cama, por exemplo.

quarto de casal

Projeto de Liliana Zenaro

Capriche na parede da cabeceira:

A parede do quarto de casal que fica atrás da cabeceira merece destaque. Painéis de madeira com iluminação são alternativas que ainda funcionam para apoiar livros e quadros. A criação de nichos embutidos também pode ser útil para deixar objetos à mão e criar um elemento decorativo. Ouse na escolha de materiais: madeira, couro, tecido, papel de parede ou pinturas artesanais podem fazer toda a diferença.

quarto de casal

Projeto de Liliana Zenaro

Complemente com mesas laterais:

Mesas de apoio ou criados-mudos são peças indispensáveis do ponto de vista funcional, pois podem apoiar notebooks, luminárias, livros e outros objetos. Por serem elementos de destaque no quarto, devem ter design caprichado. As peças podem ou não ser idênticas, mas o mais importante é que seu tamanho seja proporcional à cama. Não existe nada menos harmônico em um quarto de casal do que uma cama de largura exagerada e criados minúsculos ao lado dela. Uma ótima alternativa é executar as mesas laterais sob medida, com gavetas ou nichos abertos, e usá-las com rodízios, para ficarem mais versáteis. Dependendo do espaço disponível, é possível fazer até mesmo uma pequena bancada de trabalho no lugar do criado-mudo.

quarto de casal

Projeto de Liliana Zenaro

Inclua a TV:

Para quem não dispensa televisão no quarto, o ideal é que ela seja colocada em um painel ou instalada diretamente na parede na frente da cama. O painel facilita a passagem de fiação e cabos, além de ser um elemento decorativo importante. Uma prateleira ou um rack são boas alternativas para acomodar os equipamentos necessários. Outro ponto importante é a altura para instalação da TV. Para ter uma boa visão a partir da cama, coloque-a a partir de 1,20m do piso.

Cuidado com a iluminação:

Um bom projeto de iluminação é crucial para o ambiente ser ao mesmo tempo funcional e acolhedor. Se a leitura for um hábito, use luminárias com foco direcionável sobre as mesas laterais ou na cabeceira. Instale uma luz central para ter uma iluminação geral, pontue com luzes focadas sobre elementos decorativos e coloque luzes funcionais próximas aos armários e closets. Não esqueça de projetar os interruptores tanto na entrada do quarto quanto na cabeceira para garantirem seu conforto.

quarto de casal

Projeto de Liliana Zenaro

Use apoios no pé da cama:

Sempre que o espaço permitir, adicione puffs ou bancos tipo baú na frente da cama. Eles serão úteis para guardar colchas e almofadas usadas durante o dia e também servem como apoio para se calçar.

quarto de casal

Projeto de Liliana Zenaro

Planeje os armários:

Com a distribuição acertada, é hora de planejar o guarda-roupa. Assim como a cama, ele ocupa um grande espaço no quarto, por isso invista em revestimentos e modelos leves. Prefira as portas inteiras, sem gavetas aparentes e cores claras nos revestimentos para não carregar o visual. O uso de espelhos é excelente para aumentar a sensação de espaço. Se a área for pequena, prefira as portas de correr pois não ocupam espaço quando abertas. Guarda-roupas com portas de correr são mais profundos, portanto deixe pelo menos 60cm livres para a passagem, medida mínima ideal para se ter conforto na circulação. Para planejar a divisão interna do armário, faça uma relação de todas as suas peças de roupa, sapatos, bolsas e acessórios e calcule o número de gavetas, prateleiras, cabideiros e nichos necessários para comportar tudo. Quanto maior a abertura da porta, melhor será a visualização interna do armário. Prefira gavetas com frentes transparentes, pois agilizam a localização das peças.

quarto de casal

Projeto de Liliana Zenaro

Gostou deste post? Compartilhe!

Liliana Zenaro é engenheira e designer de interiores.  Seu trabalho alia a bagagem técnica à criatividade e ao senso estético adquiridos com sua formação. O resultado são espaços contemporâneos, sofisticados e acolhedores, refletindo equilíbrio e conforto.

Liliana Zenaro Interiores
Liliana Zenaro Interiores
Nosso escritório acredita que morar bem é viver em um ambiente que reflita a personalidade, os gostos e as memórias de seus moradores. Por isso, o projeto de uma casa deve ir além da preocupação com a aparência e tornar o dia a dia funcional e a vida mais gostosa. Se você também pensa assim, entre em contato com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas atualizações em seu e-mail