Loft duplex: projeto de reforma charmoso, funcional e econômico

Loft duplex: projeto de reforma charmoso, funcional e econômico

projeto reforma duplex

O duplex precisava de reforma para garantir um espaço mais moderno e acolhedor, sem abrir mão da praticidade no dia a dia

A verba para a reforma era justa, o que pediu soluções inteligentes e de baixo custo

Com 42m2 de área útil, este duplex funcionava anteriormente como um flat, no qual foi feito um retrofit que o transformou em residência, abrigando varanda, sala, cozinha, área de serviço, lavabo e mezanino com suíte e escritório.

Para garantir o baixo custo da reforma, nosso escritório apostou em uma boa marcenaria, que envolveu todas as peças existentes: cozinha, closet, criados-mudos, mesas laterais, aparador, bancada de refeições, gabinete do banheiro e mesa de trabalho.

projeto reforma duplex

Projeto de Liliana Zenaro

As peças de mobiliário – sofá, pufe, cadeira e banquetas, foram pechinchadas em lojas de pronta-entrega, com preço acessível.

Outro item importante na economia foi o reaproveitamento da escada existente. Ela era de uma madeira muito escura e estava em péssimo estado, mas ao invés de trocá-la, a profissional resolveu repaginá-la, contratando um serviço de clareamento de madeira, raspagem e aplicação de novo verniz.

A área interna foi aumentada com a ampliação do mezanino

O mezanino já existente comportava apenas uma cama e um armário, mas a executiva precisava de uma mesa de trabalho, pois às vezes trabalha em casa. A solução, portanto, foi aumentar a área do mezanino em 4m2 para abrigar um pequeno espaço destinado ao escritório.

projeto reforma duplex

Projeto de Liliana Zenaro

projeto reforma duplex

Projeto de Liliana Zenaro

A escolha dos revestimentos

Os revestimentos foram escolhidos a dedo. No banheiro, optou-se pelo porcelanato liso e de baixo custo para piso e paredes, porém o charme ficou por conta das pastilhas de murano, que fazem um rodameio em todas as paredes. Para compor esse detalhe, foi preciso apenas uma pequena quantidade de peças, para não onerar o projeto.

projeto reforma duplex

Projeto de Liliana Zenaro

As soluções da marcenaria

O acabamento da marcenaria seguiu a mesma proposta econômica: a laca alto brilho, cujo preço é mais elevado, foi usada apenas nos móveis superiores. Na parte inferior, trabalhou-se com laminado padrão madeira. Esse cuidado também se deu com os demais revestimentos do duplex. Na cozinha, por exemplo, não se abriu mão das pastilhas de mármore sobre o tampo, porém optou-se por granito nacional para a bancada. Dessa forma, o projeto ficou esteticamente mais atraente, porém viável para a moradora.

projeto reforma duplex

Projeto de Liliana Zenaro

Gostou deste post? Compartilhe!

Liliana Zenaro é engenheira e designer de interiores.  Seu trabalho alia a bagagem técnica à criatividade e ao senso estético adquiridos com sua formação. O resultado são espaços contemporâneos, sofisticados e acolhedores, refletindo equilíbrio e conforto.

Liliana Zenaro Interiores
Liliana Zenaro Interiores
Nosso escritório acredita que morar bem é viver em um ambiente que reflita a personalidade, os gostos e as memórias de seus moradores. Por isso, o projeto de uma casa deve ir além da preocupação com a aparência e tornar o dia a dia funcional e a vida mais gostosa. Se você também pensa assim, entre em contato com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas atualizações em seu e-mail