Duas plantas iguais, dois projetos diferentes

Duas plantas iguais, dois projetos diferentes

projeto reforma

Dois clientes no mesmo prédio, com necessidades e perfis distintos. Veja como nosso escritório endereçou as demandas de cada um e desenvolveu dois projetos totalmente diferentes.

Projeto 1:

Comprado ainda em construção, o apartamento de 177 m² teve o projeto desenvolvido antes mesmo da entrega das chaves.  Como os moradores – um casal com duas filhas – gostam de receber, um ponto importante era ter espaço para diversas ocasiões, como jantares, churrascos no domingo, reuniões informais e sessões de filmes, o que inclui também as crianças que têm o hábito de trazerem amigas em casa.

projeto reforma

Projeto de Liliana Zenaro

Living

A solução foi incorporar a varanda à sala, o que permite duplicar a área social, e unir áreas de home theater, estar, jantar, bar e churrasqueira. O piso da varanda foi nivelado com a sala e recebeu o mesmo revestimento (mármore travertino romano), o que permitiu a integração total dos ambientes.

projeto reforma

Projeto de Liliana Zenaro

Varanda

A área gourmet, composta pelo bar/adega, churrasqueira e cooktop garantiu o aproveitamento de espaço tão importante para os moradores. Para disfarçar a churrasqueira e comportar as louças e itens de apoio, a solução foi criar uma marcenaria que escondesse portas e painéis removíveis, o que criou um visual mais leve com o uso da madeira natural de tons e veios suaves.

projeto reforma

Projeto de Liliana Zenaro

O freijó, usado em ripas verticais nesse espaço, justamente para esconder as portas, se repete em um painel liso na sala de estar, garantindo a unificação dos ambientes. O conjunto de painéis na sala também esconde uma porta que dá acesso à prataria, na  lateral direita. Para não pesar, o painel foi quebrado por um nicho revestido de espelho, que tem função decorativa e permite a exposição de quadros e gravuras.

projeto reforma

Projeto de Liliana Zenaro

Mantendo a linha de revestimentos naturais, a suavidade do espaço é reafirmada pela escolha do linho natural usado no revestimento do sofá e das poltronas da sala de estar.

Quarto do casal

Suavidade de tons faz deste quarto de casal um espaço propício ao descanso. Para acomodar os moradores confortavelmente, a cama e criados no tom branco, bem como a pintura em tom de cinza médio, dão o toque acolhedor e relaxante que o ambiente pede.

projeto reforma

Projeto de Liliana Zenaro

Projeto 2:

Também adquirido na planta, este apartamento passou por algumas reformas durante e após a obra para ficar com a personalidade dos donos, um jovem casal com dois filhos, que adora receber a família e os amigos em casa.

A família morava em uma casa de condomínio e estava acostumada a ter espaço para fazer reuniões sociais. Por isso, não queria abrir mão desse conforto. Nosso escritório recebeu o desafio de aumentar a circulação dos ambientes e promover, ao mesmo tempo, sofisticação e aconchego na medida.

projeto reforma

Projeto de Liliana Zenaro

Varanda

O primeiro passo foi trabalhar a distribuição das áreas de acordo com o projeto, abrindo um dormitório para a sala. A varanda foi totalmente integrada à sala, sendo que a churrasqueira e bancada de trabalho foram demolidas, as portas que separavam a sala da varanda foram retiradas e o piso dos dois ambientes foi nivelado, recebendo o mesmo material. O revestimento de origem era cerâmico e havia um desnível para a sala, além da porta que separava os ambientes. Depois de removê-los, os dois espaços ganharam tacos de madeira, permitindo a integração total dos ambientes. A varanda foi fechada com vidros e recebeu persianas para trazer privacidade à área. O forro existente também foi demolido e refeito em gesso para ficar na mesma altura da sala.

projeto reforma

Projeto de Liliana Zenaro

Living

No living, há uma composição clássica de sofá com duas poltronas, separadas do home theater por um aparador. Esse espaço abriga seis pessoas com conforto. Na área reservada à família e às crianças, também foi destinado um sofá confortável, aparado por um pufe com dupla função: apoiar os pés ou a bandeja de aperitivos. Esse assento está voltado para a área de estar e, num dia de festa, serve como continuação da sala de estar, ampliando o espaço, que pode receber mais seis pessoas com praticidade. As banquetas com pés em “X” fazem a dupla função de dividir essa área com o bar e abrigar mais duas pessoas, que podem se voltar para qualquer um dos ambientes.

projeto reforma

Projeto de Liliana Zenaro

Na adega, temos as poltronas giratórias, que também facilitam a integração das pessoas neste amplo e confortável espaço de convivência. A parede ao fundo foi revestida com mosaicos de pedras portuguesas, que ganhou mais brilho ainda com a iluminação feita com mini-dicróicas, criando um jogo de luz e sombra incrível.

projeto reforma

Projeto de Liliana Zenaro

Quarto do casal

Em tons neutros, o quarto do casal foi idealizado para transmitir relaxamento.

projeto reforma

Projeto de Liliana Zenaro

Com estilo clean e contemporâneo, este projeto versátil e funcional reflete um espaço tranquilo, aconchegante e, acima de tudo, a alma de seus habitantes.

Gostou deste post? Compartilhe!

Liliana Zenaro é engenheira e designer de interiores.  Seu trabalho alia a bagagem técnica à criatividade e ao senso estético adquiridos com sua formação. O resultado são espaços contemporâneos, sofisticados e acolhedores, refletindo equilíbrio e conforto.

Liliana Zenaro Interiores
Liliana Zenaro Interiores
Nosso escritório acredita que morar bem é viver em um ambiente que reflita a personalidade, os gostos e as memórias de seus moradores. Por isso, o projeto de uma casa deve ir além da preocupação com a aparência e tornar o dia a dia funcional e a vida mais gostosa. Se você também pensa assim, entre em contato com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas atualizações em seu e-mail