Decoração para mesas de Natal: veja dicas para montar a sua

Decoração para mesas de Natal

Dezembro está começando e chegou a hora de comprar os presentes e planejar a ceia de Natal. Esse é o momento de também pensar em como decorar e mesa para receber os amigos e a família.

Veja nossas dicas de decoração para mesas de Natal e inspire-se em algumas sugestões que garimpamos junto à maiores feras no assunto!

Defina o estilo de decoração

Para receber bem os amigos e a família, monte sua mesa de Natal com capricho e dedicação. Mostre a eles o seu carinho, elaborando um ambiente acolhedor e propício à confraternização!

Decoração para mesas de Natal

Mesa decorada em estilo rústico

Escolha um estilo de mesa de acordo com seu ambiente e jeito de receber. Se sua proposta for mais sofisticada, invista em louças finas ou de porcelanas e em taças de cristal. Se você preferir receber mais informalmente, elabore uma decoração mais despojada, ousando nas toalhas e sousplats rústicos.

Decoração para mesas de NatalDetalhe de mesa decorada por Amelinha Amaro na loja Divino Espaço

Capriche na escolha das louças

As louças brancas entram em qualquer proposta de decoração. Elas são fáceis de combinar com toalhas ou sousplats estampados. Também entram em qualquer composição de cores, como no clássico vermelho e verde ou nos sofisticados prateados e dourados.

Decoração para mesas de Natal

Detalhe de mesa decorada por Amelinha Amaro na loja Divino Espaço

Se quiser se diferenciar, misture jogos diferentes na mesa. Eles podem ser de cerâmica colorida, com formatos diferentes, de porcelana estampada ou vidro. O importante é não exagerar no mix. Basta olhar o resultado e ver se ele ficou harmônico.

Decoração para mesas de Natal

Detalhe de mesa decorada por Amelinha Amaro na loja Divino Espaço

Para dispor a louça, pense como será servida a ceia. Sobre o sousplat coloque o prato raso e sobre ele o prato para entrada, que pode ser fundo ou não. Posicione os talheres de sobremesa na frente do prato.

Decoração para mesas de Natal

Detalhe de mesa decorada por Amelinha Amaro na loja Divino Espaço

 Complemente com as taças e copos

Você irá encontrar modelos lindos e coloridos no mercado, mas deixe essas peças em vidro apenas para a água ou suco. Para o vinho e o espumante, a aposta certa é nas taças de cristal.

Decoração para mesas de Natal

Mesa decorada por Amelinha Amaro na loja Divino Espaço

Não esqueça da decoração e das flores

As velas e castiçais têm tudo a ver com o Natal e deixam a mesa mais acolhedora e elegante. Mas cuidado com as alturas das velas para não incomodarem as pessoas que estão sentadas na mesa. O mesmo vale para os arranjos de flores e frutas, que devem ficar abaixo do nível da visão dos convidados. Uma opção é fazer um grande arranjo central, se a mesa for redonda ou quadrada, ou distribuir dois ou mais arranjos iguais ao longo da mesa, se ela for retangular. Outra alternativa é usar arranjos pequenos para cada convidado ou usar pequenas flores ou folhagens delicadas junto aos porta-guardanapos. Evite flores com aromas fortes ou que soltem pólen.

Decoração para mesas de Natal

Mesa decorada por Amelinha Amaro na loja Divino Espaço

Gostou deste post? Compartilhe!

Liliana Zenaro é engenheira e designer de interiores.  Seu trabalho alia a bagagem técnica à criatividade e ao senso estético adquiridos com sua formação. O resultado são espaços contemporâneos, sofisticados e acolhedores, refletindo equilíbrio e conforto.

Liliana Zenaro Interiores
Liliana Zenaro Interiores
Nosso escritório acredita que morar bem é viver em um ambiente que reflita a personalidade, os gostos e as memórias de seus moradores. Por isso, o projeto de uma casa deve ir além da preocupação com a aparência e tornar o dia a dia funcional e a vida mais gostosa. Se você também pensa assim, entre em contato com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas atualizações em seu e-mail