Apartamentos Pequenos: Como Decorar

apartamento pequeno

Cada vez mais comuns no mercado, os apartamentos pequenos podem ser fáceis e econômicos de decorar, desde que respeitadas algumas regras

Como decorar um apartamento pequeno e fazer com que ele pareça maior

Antes de mais nada, reflita e decida que ambientes sua casa deve ter, baseados nas suas necessidades. Liste as funções de cada um e faça a distribuição dos espaços. Evite duplicidades, como ter mesas de refeição em mais de um ambiente. Decida se ela será mais funcional na sala de jantar ou na varanda, por exemplo.

Outra dica é diminuir o número de ambientes através da eliminação de paredes. Além de ganhar alguns centímetros, a ausência de paredes aumenta a sensação de amplidão. Quando necessário, portas de correr ou biombos podem ser usados como divisórias.

apartamento pequeno

Cozinha separada da sala de jantar por porta de correr – Projeto por Liliana Zenaro

Aposte na integração de espaços

Sem a compartimentação das áreas, várias funções poderão ser concentradas em um mesmo espaço. Alguns bons exemplos são a integração da cozinha ou da varanda à área social, ou a criação de pequenos espaços de trabalho no quarto ou closet.  Além da funcionalidade, essas soluções também são econômicas, pois diminuem a quantidade de móveis e acessórios necessários à decoração.

Em apartamentos pequenos, é muito importante criar uma sensação de continuidade entre os espaços. Para isso, use o mesmo piso em todos os ambientes. O uso de diversos revestimentos cria um espaço cheio de divisões e pesa no visual.

apartamentos pequenos

Espaço de trabalho no quarto – Projeto por Liliana Zenaro

apartamentos pequenos

Home office junto ao closet – Projeto por Liliana Zenaro

Mantenha uma boa circulação

Outro cuidado importante é com a circulação. Ao deixar bons espaços de circulação, a sensação de espaço aumenta. Para as passagens principais, é necessário deixar um espaço livre de 80 a 90cm. Entre os móveis, 60cm são suficientes para não atravancar o caminho.

Como mobiliar um apartamento pequeno

Ao escolher o mobiliário para um apartamento pequeno, opte por ter poucas peças de dimensão maior. O uso de muitos móveis pequenos prejudica a circulação e dá a sensação de espaço entulhado. Prefira peças multiuso, como puffs, que podem servir tanto como mesa de centro como apoio para pés, e ainda se transformarem em assentos adicionais para convidados.

Ao decorar apartamentos pequenos, eleja as cores claras como base. Paredes e móveis grandes em tons claros transmitem a sensação de que o espaço é maior. Restrinja as cores mais escuras a peças pequenas, como mesas laterais ou uma poltrona.

apartamentos pequenos

Sala e cozinha integradas – Projeto por Liliana Zenaro

Espelhos ampliam o ambiente

O uso de espelhos é uma escolha certa para aumentar a sensação de espaço. Além de darem amplitude, também refletem a luz natural. Soluções muito elegantes para salas de jantar ou halls de entrada, os espelhos devem ser usados cobrindo a área total de uma parede e não em peças menores, com recortes ou molduras.

apartamentos pequenos

Espelho em sala de loft duplex – Projeto por Liliana Zenaro

Marcenaria sob medida

A marcenaria também é uma grande aliada na decoração de apartamentos pequenos e deve ser trabalhada sempre que possível. Móveis feitos sob medida podem ser projetados para terem mais de uma função, como os bancos das fotos abaixo, que abrigam gavetões para guardar toalhas e utensílios.

apartamentos pequenosBanco tipo baú em sala de jantar – Projeto por Liliana Zenaro

apartamentos pequenos

Bancos com gavetões em copa – Projeto de Liliana Zenaro

Ao projetar a marcenaria, prefira peças com desenho mais horizontal, que ampliam o ambiente e dão leveza, e evite peças que vão até o teto, pois “achatam” o ambiente. Para um home theater, por exemplo, opte por estantes mais baixas e compridas, com prateleiras soltas na parte de cima. Peças suspensas garantem leveza e portas de correr economizam espaço e melhoram a circulação. Dispense o uso de puxadores, fazendo cavas na própria marcenaria, e evite o excesso de detalhes e ornamentos.

Na hora de escolher os objetos de decoração para um apartamento pequeno, prefira usar peças maiores, como vasos, bowls e quadros. Evite o uso de muitas peças pequenas, o que polui e carrega o visual.

Gostou deste post? Compartilhe!

Liliana Zenaro é engenheira e designer de interiores.  Seu trabalho alia a bagagem técnica à criatividade e ao senso estético adquiridos com sua formação. O resultado são espaços contemporâneos, sofisticados e acolhedores, refletindo equilíbrio e conforto.

Liliana Zenaro Interiores
Liliana Zenaro Interiores
Nosso escritório acredita que morar bem é viver em um ambiente que reflita a personalidade, os gostos e as memórias de seus moradores. Por isso, o projeto de uma casa deve ir além da preocupação com a aparência e tornar o dia a dia funcional e a vida mais gostosa. Se você também pensa assim, entre em contato com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas atualizações em seu e-mail